Sergio Vaz abre Diálogos Contemporâneos nessa segunda-feira(18)

Foto: Divulgação

Na terça, 19, é a vez de Xico Sá realizar sua conferência em Curitiba

Curitiba recebe pela primeira vez o evento literário Diálogos Contemporâneos. A capela Santa Maria sediará, de 18 de outubro a 30 de novembro, uma série com dez conferências literárias e a presença de escritores renomados no país. Com produção local de Aurea Leminski e Manoela Leão, o projeto tem Nilson Rodrigues como diretor geral.

Nessa segunda-feira, 18/10, o escritor Sergio Vaz faz a estreia da edição inédita na capital paranaense às 19 horas. O poeta e agitador cultural é autor de oito livros e cofundador do Sarau da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia) e foi eleito pela revista Época em 2009 um dos 100 brasileiros mais importantes do País.

Com a temática “A literatura que vem da periferia”, Sergio Vaz fala sobre a importância de dessacralizar a literatura. “Sagrado é quem lê. Precisamos aproximar as pessoas através desta linguagem universal, que é a literatura, que tem de deixar de ser o pão do privilégio”, afirma o escritor.

Na opinião dele, a periferia nunca leu tanto. “Dou oficinas toda semana em escolas públicas, projetos sociais, presídios, e o jovem gosta de ler, gosta de literatura, só não sabe, não conhece. É preciso praticar a literatura. Precisamos cavar nosso espaço com o povo. Quando falamos do livro de forma simples, ele chega de forma simples. Temos que usar o livro para nos reconectarmos com a humanidade, democratizar a literatura,”, defende Vaz.

Para o escritor, é preciso falar sobre a literatura periférica, do povo que sofre, mas do povo que também ama e é feliz. Compreender as realidades de favelas, bairros e de comunidades excluídas e marginalizadas economicamente é fundamental. “A obra periférica tem uma espécie de raiva e vingança, mas tem muito amor. Também quero ser gente, chega de sobreviver, e a nossa arma é a poesia”, reforça.

Foto: Divulgação

Xico Sá na terça, 19/10

Escritor, jornalista e cronista do jornal El País e do Diário do Nordeste, Xico Sá é a estrela da terça-feira, 19/10, às 19h, na Capela Santa Maria. Em sua trajetória, o pernambucano participou dos programas de TV “Amor e Sexo” e “Saia Justa”. Autor de dezenas de livros, sua obra mais recente é “Crônicas para Ler em Qualquer Lugar”.

No Diálogos Contemporâneos de Curitiba, Xico falará sobre o mundo digital e sociedade em rede. Vai explanar como as mídias tradicionais e os novos espaços de informação e comunicação se transformaram ao longo das décadas.

“Levarei para a edição do projeto “Diálogos Contemporâneos” de Curitiba a história de um jornalista que atravessou todas as transformações e sustos da comunicação dos últimos 30 anos. Da velha máquina de escrever dos jornais impressos ao jornalismo digital minuto a minuto da atualidade”, comentou Xico Sá.

O jornalista destaca que as mudanças também trazem polêmicas. “É preciso falar sobre as tretas e polêmicas das redes sociais. Foram tantas mudanças na profissão que nem sei como sobrevivi a tudo isso. É essa trajetória que dividirei com as leitoras e leitores no bate-papo. Em outras palavras, revelarei uma espécie de “manual de sobrevivência” de um jornalista/escritor dos anos 80 aos dias atuais”, destaca.

 

Sobre Sergio Vaz
Sérgio Vaz nasceu no dia 26 de junho de 1964, em Ladainha, interior de Minas Gerais. Apesar de sua origem mineira, Sérgio Vaz passou a maior parte da vida em São Paulo. Conhecido como o “Poeta da Periferia”, é atualmente um dos escritores mais reconhecidos da poesia nacional.

Ativista político e social, no ano 2000 fundou a Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa), movimento que transformou um bar da periferia da zona sul de São Paulo em um centro de artes e literatura.

Foi escolhido pela revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes de 2009. Por seus feitos, Sérgio Vaz recebeu diversas honrarias, como o “Prêmio Unicef” (2007), “Orilaxé” (2010), “Trip Transformadores” (2011), “Governador de São Paulo” – nas categorias Inclusão Cultural e Destaque Cutural (2011) – e o “Heróis invisíveis” (2011).

Em 2007, Sérgio Vaz foi o responsável por criar a Semana de Arte Moderna da Periferia, inspirada na Semana de Arte Moderna de 1922.

>>>

Sobre Xico Sá

Xico Sá é um jornalista e escritor. Começou a carreira no Recife e foi colunista do jornal Folha de São Paulo, no qual mantinha um blog diário em seu site.
Fez parte da bancada do programa Cartão Verde, da TV Cultura, Saia Justa e Papo de Segunda, do GNT e Amor e Sexo, da Rede Globo.

Contribui semanalmente com uma coluna na edição brasileira do jornal El Pais.

SERVIÇO
Diálogos Contemporâneos Curitiba
de 18 de outubro a 30 de novembro de 2021
Sempre às 19 horas
Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273)
Programação e mais informações
https://business.facebook.com/dialogoscuritiba
http://dialogoscontemporaneos.com/2021/curitiba/
Instagram: @dialogoscuritiba
Twitter: dialogcuritiba
Youtube: Dialogos Contemporâneos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui