Sesc realiza série de debates sobre o impacto da Arte Educação no Brasil

As conversas abordam quatro temas: Diversidade, Acessibilidade, Territorialidade e Geracionalidade

Fonte: Lucas Mendonça

O Sesc promove, até o dia 31 de julho, o projeto “Ocupação Arte Educação” com transmissões de debates ao vivo pelos canais do Youtube do Sesc de cada estado, sempre às 16h. O evento conta com a participação de especialistas para apresentar trabalhos e experiências em arte educação nos diversos locais do país. Dessa forma, o projeto realizará um grande mapeamento das práticas artístico-educativas, que vão desde um olhar sobre os pilares temáticos tratados – diversidade, acessibilidade, territorialidade e geracionalidade – até uma expansão nos conceitos que os profissionais e a instituição vêm desenvolvendo.

O Sesc Paraná integra o cronograma do evento nesta semana por meio de um bate-papo  com os luthiers Tio Lu e Aorélio Domingues. A transmissão acontece nesta quinta-feira, dia 21 de julho, pelo canal do Sesc PR no YouTube (youtube.com/sescpr), e traz o tema “Abrindo as portas da oficina: a Arte-Educação como convite ao conhecimento”.

Luiz Carlos Prates, conhecido localmente como Tio Lu, atualmente com 91 anos de idade, é aposentado e artesão, residente na cidade de Paranavaí. O paranaense desenvolve um trabalho de arte educação através do artesanato com madeira. Mantém uma oficina de marcenaria destinada a ensinar crianças e jovens carentes do bairro Vila Alta, a desenhar, pintar e montar peças criadas em madeira.

Mestre Aorélio Domingues é músico e construtor, mestre premiado pelo Minc por suas atividades no Fandango, Boi-de-Mamão, terço cantado e na Folia do Divino Espírito Santo. Foi registrado como mestre da cultura popular nos documentários de Lia Marchi: “Divino, festa, tradição e fé no litoral do Paraná”, “Boi-de-Mamão do Paraná”, “Tocadores Brasil Central Litoral Sul”, “Fandango – dança tradicional do Paraná’, “Música sem Fronteiras”.

A mediação acontecerá com o técnico de atividades da Unidade Sesc de Paranavaí, Edson Godinho, que é artista visual, professor de artes e história da arte, além de também ser produtor cultural com vasto currículo no Paraná, como o Festival de Cinema CineUrge.

A playlist com todas as transmissões que estão acontecendo ao longo do mês pode ser acessada neste link https://www.youtube.com/playlist?list=PLY_QtDGHt8ShI3MXi-zXJxxTJvnC0o8dr .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui