Show musical e mesa-redonda integram Mês da Consciência Negra no Museu Paranaense

Museu
Foto: Divulgação

O Museu Paranaense participa das atividades do Mês da Consciência Negra AfroCriativos, promovido pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC), com dois eventos em novembro: dia 20, às 19h, ocorre a apresentação musical “Ecoam nossos tambores”, com Daniel Monteles. E no dia 26, os pesquisadores Cristiano de Jesus e Lairisse Daniele de Araújo Costa participam da mesa-redonda “Arqueologia dos grupos invisibilizados: potenciais e desafios”, também às 19h. A programação é gratuita e as inscrições estão abertas pelo site www.museuparanaense.pr.gov.br.

Ecoam nossos tambores
A proposta de Daniel Monteles é cantar territórios e ancestralidades. O artista-intérprete traz em sua voz a identidade negra africana e apresenta um repertório inspirado na música popular e literatura, nos terreiros de mina aos de candomblé. A abertura do show conta com uma apresentação da dançarina Laremi Paixão, denominada “Dança para Oxum”, que traz na poética corporal a história e os ensinamentos da cultura afro-brasileira pela perspectiva negra. Participam também Diorlei Santos, na percussão, e Davi Oliveira, no violão.

Museu
Foto: Divulgação

Daniel Monteles iniciou sua vida musical em um palco de igreja aos 17 anos. Ganhou visibilidade no cenário artístico de São Luiz do Maranhão, cidade natal, em alguns projetos literários, como no livro Máquinas de Maria, inspirado na casa de sua avó. Suas raízes estão na cultura preta popular, nos sambistas, nas rodas e cantos ancestrais.

Serviço
Mês da Consciência Negra no Museu Paranaense
Show “Ecoam nossos tambores” com Daniel Monteles, Diorlei Santos, Davi Oliveira e Laremi Paixão
Dia 20 de novembro de 2019, às 19h

Mesa-redonda “Arqueologia dos grupos invisibilizados”
Com os pesquisadores Cristiano de Jesus e Lairisse Daniele de Araújo Costa e mediação de Emanuel Monteiro
Dia 26 de novembro de 2019, às 19h

Inscrições gratuitas: www.sympla.com.br/museuparanaense

Museu Paranaense
Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba/PR
Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h30. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 16h.
(41) 3304-3300 | www.museuparanaense.pr.gov.br

 

**

Via: Comunicacao Seec 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui