Por Tânia Jeferson
O prato mais famoso do chef de cozinha Taylor Moresco se chama sucesso. Mas da criação da receita até o prato pronto, ele teve que usar muitos ingredientes. Alguns deles foram: foco, coragem, disciplina, muito estudo e o amor em servir.
Sua vida profissional na gastronomia começou quando ele tinha apenas 16 anos, em Foz do Iguaçú, no oeste do Estado, quando se candidatou voluntariamente para trabalhar numa panificadora. Inspirado pela culinária italiana da avó, e pela habilidade no preparo de carnes do pai, Taylor sempre teve familiaridade com a cozinha.
“Eu acompanhava e observava a minha nona cozinhando, fazendo seus pães e massas. Vez ou outra eu fazia um pudim. Então peguei minha coragem e fui cavar uma oportunidade. Consegui e aprendi muito nos três anos em que trabalhei na panificação”, lembra o chef.
Taylor conta que sua maior inspiração sempre foi o pai. “Era não era um cozinheiro profissional, mas era um cozinheiro de mão cheia”, destaca. Em 1998, depois de cinco anos sem notícias dele, o encontrou e passou a morar com ele em São José dos Pinhais. O jovem Taylor conseguiu então trabalho em uma panificadora na cidade e seguiu com seu objetivo de servir bem seus clientes com o melhor produto que ele podia fazer.

No ano seguinte, conversando com um amigo que estava trabalhando de garçom numa churrascaria e contando que estava muito satisfeito, Taylor disse: “Pergunte pra sua chefe se ela quer um garçom que não tenha experiência”. Os dois riram, mas dias depois o amigo lhe trouxe a notícia que a chefe gostaria de conversar com ele sobre a possibilidade do trabalho. Ele foi admitido na churrascaria, onde trabalhava durante o dia, e continuou na panificadora, onde trabalhava durante a madrugada.
Mas foi na churrascaria que os olhos de Taylor brilharam. “Havia na (churrascaria) Dom Ferreira um salão de eventos e foi nessa época que me apaixonei pela área, que despertou em mim uma paixão. Então saí da panificadora para me dedicar aos eventos”, relembra.
Por muito tempo ele trabalhou com os eventos durante os finais de semana e em empresas durante a semana. Em uma época da vida atuou como técnico em plástico (mais um de suas formações), mas o coração pulsava mesmo era pelos eventos.
A partir daí Taylor começou a fazer diversas especializações. Fez curso de metria, barman, coquetelaria clássica internacional etc. Fez – e faz – cursos constantemente. No início da carreira, foi na formação em gestão de pessoas que o olhar do futuro chef mudou.
“Quando li o livro “O segredo da mente milionária” minha perspectiva de mundo e de vida mudou. Considero um divisor de águas na minha trajetória, pois entendi que eu não estava apenas trabalhando como garçom, entendi que estava servindo pessoas. O livro me impulsionou a decidir o que realmente eu queria fazer de verdade e tive a certeza de estar no caminho correto”, declara.
Grandes nomes da gastronomia estão no currículo de aperfeiçoamento do chef Taylor, como os cursos com o renomado chef Érick Jacquin e com Ricardo Souza, criador do Ifood. “Pelo menos um curso por ano eu faço. Não gosto de ficar parado”, pontua.
Ao longo dos anos, Taylor trabalhou em grandes empresas, serviu celebridades, gerenciou restaurantes, geriu eventos internos e externos, criou a sua empresa; a TMM Eventos, atua como consultor de bares e restaurantes e como professor de gastronomia e coquetelaria. Hoje, o chef Taylor Moresco é um dos principais nomes de Curitiba e região, especialmente de São José dos Pinhais, na área de eventos e gastronomia.
O maior desafio da carreira do chef se deu durante a pandemia. Mas com o apoio da sua companheira, a também chef de cozinha Luiza Pessoa, superou as dificuldades do período e criou mais um braço do negócio: um carrinho de hambúrgueres artesanais, com direito padronização da cozinha, ficha técnica em sistema digital e, consequentemente, segurança alimentar.
O que alavancou a carreira do chef de cozinha? Além da obstinação e a preocupação com o constante aperfeiçoamento, entregar o melhor serviço e o melhor produto com muito carinho, respeito e profissionalismo fez a diferença.
“Este resultado de hoje é fruto de muito trabalho e de comprometimento de entregar para o cliente o que ele espera de mim. Se eu fizer um evento pra 50 convidados, vou servir estas 50 pessoas, e todas são clientes. Se você vende ouro, tem que entregar ouro, não bijuteria. É justamente isso que busco sempre na minha vida”, destaca.
E a inspiração da infância? Continua viva. O prato marcante que a sua nona cozinhava, o tortéi de abóbora, ganhou uma releitura e faz parte do seu cardápio de eventos, além de tantas outras delícias que quem provou, indica sem medo.
Serviço
Chef Taylor Moresco
www.tmmeventos.com.br
Instagram
@taylor_moresco
@tmmeventos
@burgerathome_sjp
Informações: 41 9 9953 3715