Tríduo, Missa e exposição fazem parte da programação em comemoração pelos 470 anos de criação da Sé Primacial da Igreja no Brasil

Foto:Mateus Morbeck.

Fonte: Jornalista: Sara Gomes | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – ARQUIDIOCESE DE SALVADOR

A Sé Primacial da Igreja no Brasil completou, em 25 de fevereiro de 2021, 470 anos de criação. Porém, em virtude da pandemia, a celebração desta data precisou ser adiada e, com júbilo, será realizada em 6 de agosto, solenidade do Titular da Catedral Basílica e da Arquidiocese de Salvador, o Santíssimo Sacramento, às 17h. A Missa Solene será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.

Esta importante data será precedida de tríduo, que acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de agosto, também na Catedral Basílica, às 16h. Cada celebração será presidida por um dos bispos auxiliares e em cada dia serão convidados representantes da Vida Consagrada (1º dia), do Clero (2º dia) e do laicato (3º dia). De acordo com as medidas de saúde pública vigentes quanto ao limite no número de fiéis, quem desejar participar, presencialmente, deve entrar em contato com a Secretaria de Pastoral pelos telefones (71) 4009-6605 / 6636 (atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h).

Criada pela Bula “Super specula militantis ecclesiae”, do Papa Júlio III, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia foi a primeira do país, por isso possui o título de Primaz do Brasil, além de uma importância religiosa e histórica imensurável. Nestas terras onde pisaram santos e beatos, estão erigidas, atualmente, quatro basílicas, 101 paróquias e três diaconias, localizadas em uma área de 1.319,6 km2 e com uma população formada por mais de três milhões de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Foto: Daniela Andrade.

Exposição

Também como parte da comemoração pelos 470 anos de criação da Diocese Primacial, no dia 6 de agosto, às 10h, será inaugurada a exposição “Galeria dos Bispos e Arcebispos de São Salvador da Bahia”. A mostra ficará no Palácio da Sé, localizado na Praça da Sé, em Salvador, e exporá, em ordem cronológica, imagens de todos os bispos e arcebispos (no total, 36) que passaram por esta Igreja Particular, desde o primeiro, Dom Pedro Fernandes Sardinha (1551-1556), até o atual, Cardeal Dom Sergio da Rocha (2020). Além disso, quem visitar o local poderá conferir alguns paramentos utilizados pelos prelados, como a casula que pertenceu a Dom Avelar Brandão Vilela (1971-1986).

SERVIÇO

QUEM: Arquidiocese de Salvador
O QUÊ: Tríduo, Solenidade e abertura da exposição
POR QUÊ: 470 anos de criação da Sé Primacial
QUANDO: Tríduo: de 3 a 5 de agosto, às 16h / Abertura da exposição: 6 de agosto, às 10h / Solenidade: 6 de agosto, às 17h
ONDE: Catedral Basílica de Salvador (tríduo e Solenidade) e Palácio da Sé (exposição)

ARQUIDIOCESE DE SALVADOR
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: (71) 4009-6604 / 6693 / 98689-8054
Jornalista: Sara Gomes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui