Uma cerveja encorpada e harmoniosa

Cerveja
Foto: Divulgação

Hoje resolvi falar mais um pouco sobre um dos estilos que mais gosto, pois sexta (06/03/20) é dia de lançamento da cerveja Voodoo na Beer Mad

Data: 06 de março das 17:00 até 22:00

Local Beer Mad – Av.Iguaçu 4399, Curitiba

Link: https://www.facebook.com/events/191127648968440/

 

Uma cerveja no estilo Russian Imperial Stout (RIS) idealizada pelas cervejarias Dash e Hespanha Brewery, ambas de Paranaguá. Para a elaboração desta cerveja, foram aproximadamente 2 anos de experimentos, que acabaram por resultar em uma cerveja escura, intensa e aveludada, de sabor e aroma complexos.

 

Para abrilhantar mais ainda esta experiência, os protagonistas nesta receita são: o NIB de cacau importado da Bélgica; e outro ingrediente inusitado para muitos, o Cumaru da Amazônia, semente conhecida como a baunilha brasileira.

 

Posso garantir que deve ser uma experiência ímpar, pois inclusive já utilizei o Cumaru em cervejas. Assim, garanto que vocês não devem deixar de experimentar essa preciosidade líquida. Lembrem-se que já abordei a cervejaria Espanha em textos anteriores aqui, inclusive falei dela na revista Expresso Livre (https://expressolivre.com.br/uma-cervejaria-familia/).

 

Cerveja
Foto: Divulgação

 

No local, ainda existem muitas atrações especiais e mais de 30 opções gastronômicas!

 

Estou falando de uma cerveja de fermentação alta (ALE), que é escura e intensamente saborosa, forte e com uma vasta gama de balanços de sabores, principalmente através das interpretações regionais dadas a ela. Os maltes torrado e tostado são muito presentes, providenciando profundos sabores de frutas escuras ou secas, bem como com um final com aquecimento devido ao alto teor alcoólico.

 

Apesar dos sabores intensos que este estilo apresenta normalmente, os componentes precisam se fundir para que criem, juntos, uma cerveja bastante complexa e harmoniosa, e não uma mera bagunça quente.

 

É basicamente um criado na Inglaterra e que hoje é mais popular e disponível nos EUA. As variações americanas normalmente apresentam maior amargor, um caráter tostado mais proeminente e lúpulos de finalização. Já as variações inglesas trazem um caráter mais complexo por apresentarem maltes especiais na sua composição, bem como um perfil de ésteres (frutado). Mas qualquer versão intermediária, entre estas duas variantes, é admissível.

 

É um estilo com uma longa história, que não é necessariamente contínua. Suas raízes estão fincadas nas fortes English Porters que eram produzidas para exportação, por volta dos anos 1700. Após as guerras napoleônicas, o comércio internacional foi interrompido, e estas cervejas foram cada vez mais vendidas na Inglaterra. Historicamente parece que o estilo foi bastante popular na Corte Imperial Russa.

 

Ao longo do tempo o estilo foi praticamente extinto, porém morreu só por fora, até que foi novamente abraçado popularmente na era da cerveja artesanal moderna, tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos, transformada em uma reinterpretação com características americanas.

 

Eu particularmente aprecio as versões de maior amargor e teor alcoólico, tanto que produzi minha ultima versão de uma RIS no final de 2017 e ainda guardo algumas poucas garrafas que aprecio vez por outra. Ela apresenta algo em torno de 80 IBUs de amargor e 11,5% ABV (teor alcoólico).

 

Cerveja
Foto: Divulgação

 

 

Quando tenho a oportunidade de encontrar uma Pérola Negra, uma DUM Petroleum, ou uma Carvoeira, não perco muito tempo para degustá-las, independente de ser a primeira ou a última do meu dia!!!

 

E para encerrar aqui, vale lembrar a todos que este final de semana temos eventos de cervejas artesanais, como:

 

Festa de 2 anos da Hoppyness

Data: sábado a partir das 11:00

Local: Hoppyness – Augusto Stresser, 1540 – 80.040-310 – Curitiba

Link: https://www.facebook.com/events/224773822019461/

 

Além da comida de primeira, música ao vivo, diversão kids, pet friendly e preços especiais para o evento, as cervejarias que estarão rolando dentre as 14 torneiras são: Vuddy, Ignorus, Ciclone, Numb, Wamahoy, Morada Cia Etílica, Turbinada, Pictos, Bastards, lobos, Van Dutch, Ogre e mais…

 

Dia do Porco na cervejaria 365

Data: sábado das 12:00 até as 20:00

Local: Cervejaria 365 – Rua Salgado Filho, 2650 – 83.324-010 – Pinhais

Link: https://www.facebook.com/events/480935575909473/

 

Se você curte uma carninha de porco, uma panceta de rolo beeeem pururucadinha, um sanduíchinho de pernil caprichado, este é o dia e o local perfeitos. Para refrescar, existem 11 torneiras com estilos diferentes de cervejas. Tem ainda espaço kids garantido, além de poder levar o pet também.

 

BEER DAY | MC AV. DAS TORRES 08/03

Data: domingo a partir das 11:00

Local: Mestre-Cervejeiro.com (Espaço Av. das Torres) – Avenida Comendador Franco, 4253 – 81.530-440 – Curitiba

Link: https://www.facebook.com/events/822891874895797/

 

Festa cervejas incríveis e muitas outras atrações. As cervejarias convidadas são:

@cervejariaignorus

@cervejariaterraço

@joyprojectbrewing

@alrightbeer

@cervejariamasmorra

@vandutchbeer

 

Pit Smoker @carlossilva estará oferecendo carnes especiais como: parrilla; carnes defumadas; costela; e um varal de legumes.

 

Também haverá Food Truck com lanches e porções, som com @MarlonAbel e @CheapProject, flash Tattoo, Espaço Kids com brinquedo inflável, exposição especial de produtos feitos por mulheres, lançamento da cerveja Não Me Kahlo, uma colab da cervejaria Ignorus e a Beer Influenza Janaína Pinho, sendo que o lucro desta cerveja será revertido para mulheres vítimas de violência. É uma festa que deve ficar pra história, então agende e vá curtir esse domingo com a gente.

 

  1. Cheers!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui