14.1 C
São José dos Pinhais
quinta-feira, 28 março 2024
Início Notícias Vacinação para idosos acima de 90 anos vai começar nesta quarta em...

Vacinação para idosos acima de 90 anos vai começar nesta quarta em Curitiba; saiba como

Foto: Daniel Castellano

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) vai começar a aplicar a vacina Coronavac/ Instituto Butantan a partir desta quarta-feira (10), para idosos acima de 90 anos. A vacinação deste grupo será descentralizada com doses aplicadas em Unidades de Saúde e pontos estratégicos para vacinação em drive-thru.

A orientação da Saúde é para que as pessoas não procurem pontos de vacinação se não forem convocadas pelo aplicativo Saúde Já Curitiba, pois será através dele que os agendamentos serão realizados. Para não perder a sua convocação, siga o passo a passo:

1- Na loja de aplicativos do seu celular, baixe o app Saúde Já Curitiba, disponível gratuitamente para Android ou iOS (para baixar, acesse saudeja.curitiba.pr.gov.br);

PUBLICIDADE

2- Após o cadastro, fique atento no ícone de “Mensagens” do app;

3- Aguarde o recebimento da mensagem com as instruções de agendamento da vacina. O local, data e hora para a imunização serão definidos pela Secretaria de Saúde e informados através do app.

Quem não for familiarizado com a tecnologia, pode ainda ser cadastrado no aplicativo por familiares, desde que já tenha vínculo com uma Unidade de Saúde da cidade.

A vacina é gratuita e será disponibilizada para todos através do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme o plano de vacinação da Prefeitura, independente da pessoa ter, ou não, um plano de saúde privado.

Acamados

Curitiba recebeu, neste domingo (7), nova remessa da vacina Coronavac. Foram entregues ao município 12.260 doses, que serão destinadas ao início da segunda fase da vacinação, já nesta segunda-feira (8/2).

Esta segunda etapa será iniciada pela imunização dos idosos acamados com mais de 60 anos, que irão receber as doses em casa, em rotas já definidas pela SMS.

Desde última-sexta-feira (5/2), os idosos acamados não atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Curitiba podem comunicar sua condição pela plataforma Saúde Já, via aplicativo ou internet, ou pelo telefone (41) 3350-9000, para que recebam a notificação da vacinação. Os que já são atendidos pelo SUS não precisam fazer já estão cadastrados e não precisam fazer a comunicação.

Remessas anteriores

Com o lote recebido neste domingo, Curitiba já recebeu 65.250 doses de vacina para o combate do novo coronavírus. As remessas anteriores somavam 52.990 doses de vacinas para serem aplicadas no público prioritário definido na 1ª fase do Plano Municipal de Imunização.

A primeira remessa, recebida em 19 de janeiro, contou com 23.160 doses da vacina Coronavac/Instituto Butantan.
Em 24 de janeiro foram entregues 20.380 doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford e pelo Laboratório AstraZeneca, que vieram da Índia para o Brasil. E no dia 29 de janeiro, o Governo do Paraná anunciou o repasse de mais 9.450 doses de Coronavac.

Vacinômetro

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba aplicou, até este sábado (6/2), 44.235 doses da vacina que imuniza contra o novo coronavírus.

Os grupos definidos para receber a vacina na 1ª fase são: os profissionais da enfermagem que estão atuando como vacinadores na campanha; os moradores, funcionários e cuidadores das 147 instituições de longa permanência; os indígenas da aldeia Kakané Porã, na Regional Tatuquara; os profissionais de saúde dos hospitais; e as equipes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de profissionais de serviços de remoção médica particulares. Também estão sendo vacinados os trabalhadores das Unidades de Saúde e dos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) de Curitiba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui