Em uma visita recente à Espanha, provei uma peque iguaria local, as “croquetas de jamón”. Nossa, que delícia! São uns pequenos bolinhos, de aspeto semelhante aos croquetes de carne, mas mais douradinhos, de recheio bem cremoso e saboroso. Podem ser usados como aperitivos ou como parte do prato principal. Aprenda, como eu, a fazer estas pequenas maravilhas
Do que vai precisar? Para uma dose de trinta unidades, mais ou menos, precisará do seguinte (pode sempre escalar para fazer mais ou menos):
1 litro de leite
1 cebola
150 gramas de farinha de trigo
150 gramas de manteiga
150 gramas de presunto (outra carne fumada, como bacon, também é indicado)
Um toque de noz moscada
Sal e pimenta a gosto
Ovos e pão ralado para empanar
Comece por picar a cebola e numa panela, com capacidade para dois ou mais litros, e de preferência largo, deite a cola e a manteiga. Ao lume, deixe a cebola cozer um pouco e depois adicione a carne picada aos cubinhos. Deixe cozer em fervura média por uns minutos.
Em frações, vá adicionado a farinha, mexendo sempre bem Não tire do fogão enquanto o faz, mas pode precisar de reduzir a intensidade do mesmo. No final vai ficar uma massa amarela bem grossa, mas não se preocupe, esta indo bem.
Depois, comece adicionando o leite, pouco a pouco, e mexendo sempre. É importante mexer sempre bem para evitar a formação de grumos. Se estes se formarem, esmague eles contra as paredes da panela. Quando adicionar a totalidade do leite, deverá ficar com uma massa bem líquida, assim com a consistência de papa para bebé, ou mais líquida um pouco.
Nesse ponto há que a cozinhar em lume brando, com tempo, mexendo sempre. É aqui que dá imenso jeito ter uma panela larga e maior do que o conteúdo para poder mexer sem preocupar de entornar a massa pelo fugão.
Continue mexendo até que a massa ganhe consistência mais firme. Uma boa forma de saber que está no ponto é quando a massa se despega do fundo da panela quando a mexe.
Quando estiver pronta, coloque a massa numa travessa e deixe esfriar durante algum tempo (travessa de metal é melhor pois ajuda a esfriar mais rápido).
Quando a massa estiver fria deverá ter uma consistência mais solida, mas não totalmente solida. Peguem nela e homogeneíze a sua altura e corte tiras de 2 cm por 5 cm, mais ou menos. Com a sua mão arredonde numa forma de croquete. Depois só tem de panar, passando por ovo batido e por pão ralado. Guarde o resultado final congelando até ser usado.
Para o preparar para comer, terá de ser frito por imersão. Se o fritar em uma cama mais fina de gordura, não terá uma fritura tão homogênea, mas ficará bom igualmente. Infelizmente tenti fritar eles numa fritadeira de ar (aquelas para as batatas fritas sem óleo) e o resultado não é tão bom. Nem é quando experimentei cozer no forno direto.