Fonte: Mônica Alves |Simproduções
Os dias da primavera estão ainda mais animados para quem visita a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio de Janeiro. No meio da paisagem do local que já foi a residência da família imperial brasileira se destaca agora uma biblioteca-quiosque com livros variados para o público infantojuvenil. O projeto Quinteratura, criado pela editora Colli Books para incentivar o prazer da leitura em áreas populares, é a nova opção de lazer para quem frequenta o parque.
“Muitas pessoas que vão para a Quinta da Boa Vista para visitar o Bioparque, antigo zoológico, ou fazer um piquenique, acabam estendendo o passeio para participar de uma contação de história ou conhecer nossos livros. A receptividade está muito boa”, diz a idealizadora do projeto, a escritora Isa Colli.
A programação gratuita, de quinta a segunda-feira, conta com diversas atividades como peças teatrais e muitas brincadeiras para as crianças e adolescentes, além da contação de histórias. Os leitores também podem tirar fotos gratuitas com personagens e ler para os pequenos em um espaço muito agradável. O projeto recebe, ainda, escolas e moradores de comunidades do Rio para atividades especiais.
Lançamento
Entre os livros disponíveis, a novidade é “Descobertas de Inaiá’”, que acaba de ser lançado pela autora Isa Colli. A história mostra os desafios e aprendizados de uma menina indígena na vida fora da aldeia. A obra fala sobre manifestações culturais e danças tradicionais de diversos povos e etnias.
Como participar
A biblioteca-quiosque fica aberta ao público de quinta a segunda, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.