As moedas possuem valor de face de 2 e 5 reais, mas como são itens colecionáveis não têm equivalência com o dinheiro do dia a dia
Fonte: SeuDinheiro
Os 200 anos da independência do Brasil serão comemorados em pouco menos de dois meses, mas o Banco Central brasileiro já lançou duas moedas para comemorar o bicentenário. Em uma sessão virtual com a presença do presidente do BC, Roberto Campos Neto, foram apresentadas as primeiras imagens e valores de compra dos itens.
As moedas serão cunhadas em dois materiais: prata e uma liga de cobre e níquel. A primeira, como era de se esperar, é a mais cara: o valor de venda ao público é de R$ 420; já a moeda mais em conta custa R$ 34.
Momentos históricos em moeda
A moeda de cuproníquel traz em uma de suas faces uma reprodução do quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo, atualmente no museu do Ipiranga.
Já a outra face traz juntamente com o início do hino da independência (“Já podeis, da Pátria filhos / Ver contente a mãe gentil / Já raiou a liberdade / No horizonte do Brasil”) uma novidade. Esta é a primeira moeda cunhada no Brasil com cores — naturalmente, as cores da bandeira.
Já a moeda de prata é uma composição de dois quadros diferentes. O primeiro deles é a Sessão do Conselho de Estado, de Georgina de Albuquerque, que traz a Imperatriz Leopoldina como Chefe da reunião do Conselho de Estado.
O fato aconteceu porque, em 2 de setembro de 1822, o então imperador estava ausente, fazendo da imperatriz chefe da reunião. O segundo quadro é um retrato de Dom Pedro I, feito por Sebastien Sisson.
Na outra face, também consta o mesmo trecho do hino da independência.
Centavos? Que nada
Para quem estava acostumado com as moedinhas do início dos anos 1990, essas têm valores de face muito maiores. A escolha, contudo, não têm relação com a atual escalada dos preços, ainda que os valores estejam mais “adequados” ao momento inflacionário.
A moeda de cuproníquel tem valor de face de 2 reais e a de prata, de 5 reais. Evidentemente, apenas por uma formalidade, tendo em vista que são itens colecionáveis e não têm equivalência com o dinheiro do dia a dia. Mas é comum que esse tipo de moeda apresente valores diferenciados em relação às tradicionais.