“Então, é Natal…”. O ano de 2022 já começa a se despedir e, embora a música eternizada na voz da cantora Simone traga um questionamento sobre “o que você fez”, para o comércio varejista a pergunta mais importante é “o que você vai comprar?”. Com expectativa de vendas muita próxima ao período pré-pandemia, a previsão neste ano é movimentar mais de R$ 65 milhões, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
E se as perspectivas com o Natal estão em alta, cresce também o oportunismo de criminosos para ludibriar os consumidores menos atentos aos golpes via e-commerce, ou seja, nas vendas online. Por isso, especialistas do Banco Cetelem, empresa membro do grupo francês BNP Paribas, elencaram os principais cuidados a serem tomados para driblar os roubos digitais neste fim de ano.
Atenção aos preços muito baixos
Segundo os profissionais, é muito comum, em datas comerciais, que as lojas preparem promoções “imperdíveis” para atrair os consumidores. Mesmo assim, é preciso ter atenção às ofertas que estão “boas de mais para serem verdade”. Especialmente se elas chegam até você por meio de um link via SMS ou mensagem do WhatsApp. Neste caso, a indicação é não clicar, pois pode ser golpe. O ideal é sempre abrir o site direto no navegador. A mesma indicação vale para anexos que chegam por e-mails de remetentes desconhecidos.
Aplicativos fake
Outra dica considerada importante pelos profissionais é ficar atento aos apps que são oferecidos para serem baixados em sites ou redes sociais. Além do risco de conterem vírus, eles explicam que esses links podem levar a aplicativos fake, que serão usados para roubar informações e direcionar o dinheiro da compra realizada para uma conta desconhecida. Por isso, a orientação é que esses aplicativos sejam baixados direto da loja oficial do sistema operacional – App Store do IOS, ou Play Store do Android, por exemplo), nunca de links recebidos.
Pesquisar, sempre
Por fim, os especialistas do banco explicam que o melhor método para prevenir apuros nas compras de Natal é pesquisar sempre. Isto porque este é um momento de muitas movimentações financeiras, de grande fluxo de ofertas e apelo comercial. Assim, vale sempre desconfiar antes de efetuar qualquer compra para garantir um fim de ano tranquilo e com presentes que realmente sejam entregues.