São José dos Pinhais completou 334 anos na última terça-feira (19/03). Para celebrar o aniversário do município, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), promoveu uma das maiores festas que a cidade já viveu. O evento, que aconteceu entre os dias 16 a 21 de março, proporcionou momentos de alegria, fé e entretenimento para os mais de 155 mil são-joseenses e visitantes que marcaram presença.
O último show foi do cantor gospel Fernandinho, que levou mais de 40 mil pessoas a dançarem na chuva ao som de suas músicas inspiradoras. Mas desde o primeiro dia do evento, a movimentação foi intensa graças a diversidade de atrações de renome nacional, como Michel Teló, Raça Negra, Leonardo e Padre Fábio de Melo.
Além das atrações nacionais, a Festa da Cidade também buscou valorizar os talentos regionais, fortalecendo a identidade cultural da cidade. Artistas locais tiveram a oportunidade de se apresentar e compartilhar seu talento com o público, enriquecendo ainda mais a programação.
O aspecto religioso também teve destaque durante o evento, especialmente no dia 19 de março, quando é celebrado o Dia de São José, padroeiro da cidade. Uma emocionante missa foi celebrada na Catedral, reunindo centenas de fiéis em um momento de comunhão e bênçãos para São José dos Pinhais.
Além das atividades culturais, a festa também ofereceu serviços à população, como a emissão da nova Carteira Nacional de Identidade (CIN), que beneficiou mais de 250 pessoas, e um mutirão de emprego que atraiu a participação de 16 empresas e recebeu cerca de 200 currículos.
Para os organizadores, o sucesso da Festa da Cidade 2024 foi além dos números, refletindo a união e o espírito de celebração que marcam a história e a identidade do município de São José dos Pinhais.