O networking é um grande aliado quando se fala em vida profissional. Além de possibilitar a troca de experiências e a ampliação dos contatos, também pode fazer com que um negócio seja lembrado e recomendado muitas vezes. Inclusive, é válido destacar, que uma rede composta por parceiros acolhedores faz com que os demais conquistem ainda mais visibilidade e que sejam lembrados.
Essa prática, que para muitas pessoas ocorre até mesmo de forma automática, gera crescimento e expansão. Entretanto, o que para alguns se torna algo corriqueiro, há quem ainda tenha um pouco de dificuldade nesse aspecto e é justamente o que ocorre com algumas mulheres.
Recentemente, o LinkedIn divulgou uma pesquisa neste sentido onde aponta que os homens ainda são melhores, neste assunto, por conta de dois itens. “O primeiro seria porque algumas mulheres perdem suas parcerias por falta de interação. O segundo, por conta da dificuldade de estabelecer as primeiras conexões, justamente por se tratar de um ecossistema em que eles são maioria“, aponta Brunna Duarte head de Marketing e uma das fundadoras do DIG Club (Do It Girls Club), comunidade de networking e conteúdo voltado para empreendedoras e executivas.
Muitas ainda apresentam uma certa dificuldade para iniciar essa interação. “Já ouvimos relatos de mulheres que sentem vergonha de parecerem interesseiras, ou até mesmo deixam de cultivar algum novo contato por conta da falta de tempo devido a carga mental que carregam ao ter que lidar com as funções da casa, família e tantas outras frentes que ficam estacionadas, esperando por algum tipo de iniciativa delas”, comenta a especialista em marketing.
Clube de networking
O networking consegue proporcionar evolução e até mesmo escalar diversos aspectos da vida, seja para quem esteja iniciando um projeto ou trabalhando em uma empresa. Afinal, é preciso fazer algo novo e gerar movimento, que lá na frente resultarão em crescimento.
Com o objetivo de realizar conexões entre empreendedoras, o Clube Mulheres de Sucesso Paraná é uma rede feminina de negócios e networking, fundada pela empresária Vera Rosa.
“O networking deve ser visto como um pilar essencial e uma forma de cultivar laços profissionais em ambientes diversos. Apenas focar no negócio fica muito forçado e pouco natural. Os negócios aparecem após uma parceria estruturada, que vai se aprofundando com o tempo”, explica Vera Rosa.
Com atuação em São José dos Pinhais e Pinhais, o grupo conta com mais de 100 empresas associadas, reunindo experiências, oportunidades de negócios, descontos, network e marketing, com a realização de palestras com empresárias, consultoras executivas e rodadas de negócios, além da divulgação das empresas e marcas das associadas, eventos, entre outros.
A proposta da iniciativa é efetivar negócios, valorizar e potencializar as empresárias através da troca de experiências sobre gestão e liderança. “O grupo de empresárias possui três pilares estratégicos, sendo eles: geração de business, networtking, marketing, fomentando o comércio local e valorizando as empresárias/profissionais liberais”, explica Vera Rosa.
Plataformas de interação
• Grupo de WhatsApp
• Fan Page: https://www.facebook.com/ClubeMulheresdesucessoparana/
• Instagram: @ClubeMulheresDeSucessopr
• Site: https://clubemulheresdesucesso.com.br/
• Coluna Mulheres de Sucesso todo domingo no Portal VRNews: https://vrnews.com.br/colunistas/mulheres-de-sucesso
• Reuniões Executivas Mensais
• Youtube