Outubro Rosa trará atividades para lembrar o mês da prevenção ao câncer de mama

outubro rosa
Foto: Roberto Dziura

O Outubro Rosa é o mês de prevenção e combate ao Câncer de Mama. O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra a doença e estimula a participação de todos neste ato.

Em Pinhais, as Unidades de Saúde da Família estarão com uma programação especial neste mês de outubro. São campanhas noturnas, com preventivos, solicitação de mamografias, vacinação, orientação em planejamento reprodutivo, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, pesagem do Bolsa Família e avaliação odontológica.

No dia 11 de outubro, das 17h às 21h, na USF Esplanada; dia 19 de outubro, o dia todo na USF Jardim Amélia; 23 de outubro, das 17h às 21h, na USF Weissópolis e dia 25 de outubro, das 17h às 21h, nas USF Tarumã, Tebas, Vargem Grande e Ana Neri.

Além dos atendimentos, no dia 10 de outubro será realizado um evento com palestras sobre Sororidade e Prevenção e Rastreamento ao Câncer de Mama, além do lançamento do livro “Do Outro Lado do Outubro Rosa II”, de Silmara Franco. O evento acontecerá no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, na Rua 22 de Abril, 305, às 19h.

Câncer de Mama

O Câncer de Mama é uma das doenças que mais atingem mulheres em todo o mundo. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres, excluindo tumores de pele não melanoma. A taxa de incidência é de 69,2 casos a cada 100 mil habitantes. Mas, também ainda de acordo com o Inca, a mortalidade da doença tem diminuído e colocado o Brasil em uma faixa mais baixa que em outros países.

Em um panorama, onde os índices não são favoráveis, conta que a cada 4 mulheres que são diagnosticadas com câncer, uma é acometida com câncer de mama, a prevenção é o melhor caminho, já que o diagnóstico precoce possibilita chances de cura maiores, chegando a 95%.

Nelci Rodrigues Pinheiro de Souza, 53 anos, está em tratamento. Descobriu o tumor em novembro do ano passado, depois de realizar exames na Unidade de Saúde da Família do Jardim Karla. “Assim que descobri, me abati, mas já logo reagi. Tive muito apoio da minha família. A gente tem que lutar, porque para vencer não podemos deixar que a doença nos derrube”, conta Nelci.

Na Unidade de Saúde do Jardim Karla o encaminhamento para o tratamento foi muito rápido, segundo Nelci. “Assim que saíram os exames, o encaminhamento para o tratamento foi muito rápido. Estou me tratando no Hospital Erasto Gaertner e só tenho agradecer o apoio aqui do pessoal da unidade e também do hospital, que nos tratam com muito cuidado e carinho”.

Sintomas

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Prevenção

De acordo com o Inca, a prática de atividade física, uma alimentação saudável, peso corporal adequado, são fatores que diminuem o risco de desenvolver câncer de mama em cerca de 30%. A amamentação também é considerada um fator protetor.

 **

Autor:Departamento de Comunicacao e Cerimonial 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui