A melhor forma de evitar erros em uma viagem e aproveitá-la o máximo possível, sem sustos do ponto de vista financeiro, é através de um bom planejamento. Vale tanto quando o objetivo é conhecer lugares sozinho ou por meio de uma agência.
De acordo com Renata Guedes, fundadora da Single Trips, agência de viagens especializada em solteiros, o principal fator a ser considerado nesse caso é a antecedência. “Quanto mais cedo, melhor será a tarifa do aéreo, hospedagem e maior a probabilidade de conseguir reservas nas atrações e restaurantes”, sugere.
Além disso, é importante ter um seguro viagem para se proteger de possíveis imprevistos. O recurso pode ajudar a resolver diversos imprevistos como mala extraviada ou danificada, se estiver previso em contrato, e evitar gastos muito maiores caso o viajante precise de atendimento médico ou hospitalar.
Pesquisar muito bem o local antes de ir também é fundamental para aproveitar e não gastar além da conta. Para Renata, é necessário saber qual é a melhor época para visitar, quantos dias ficar e outros detalhes de logística, especialmente se o viajante for sozinho e não contar com a ajuda de uma agência como a Single Trips, que cuida de todos os detalhes. Em épocas de alta temporada, por exemplo, os preços podem aumentar.
E qual o tempo ideal de antecedência para planejar uma viagem? Renata aposta no período de quatro meses. “Assim, você consegue uma boa tarifa do aéreo e pode realizar câmbio da moeda sem sofrer com a oscilação em caso de viagens internacionais. Por outro lado, se uma empresa for te auxiliar para uma viagem em menos tempo, é possível”.
Finalmente, os viajantes mais organizados financeiramente também podem guardar dinheiro de forma antecipada para a viagem tão esperada. Um programa de fidelidade da Single Trips ajuda nessa tarefa.
Chamado de Priorize-se, o foco é estimular os viajantes a depositar um valor mensalmente por 12 meses. Depois desse período, é possível realizar uma viagem com a agência usando o valor depositado. “É uma maneira de incluir viagens no orçamento e evitar que imprevistos do dia a dia roubem a oportunidade de viajar”, avalia Renata.
A empreendedora explica que o programa foi criado como uma maneira de garantir as férias dos viajantes e de estimulá-los a se colocarem como prioridade na vida. “Ou seja, independentemente do que vier acontecer, no fim dos 12 meses, você tem no mínimo uma viagem para descansar, relaxar a mente e recarregar as energias”, conclui.
Check list do bom planejamento:
– Começar a planejar com pelo menos 4 meses de antecedência.
– Pesquisar preços de passagens aéreas, estando atento às promoções no período.
– Comparar preços de hospedagens.
– Pesquisar bem a melhor época para conhecer o lugar e calcular os gastos com alimentação e passeios.
– Ir trocando moeda ao longo dos meses em caso de viagem internacional.
– Fazer um seguro viagem e checar se o cartão de crédito oferece gratuitamente.
– Guardar dinheiro ao longo dos meses e participar de um programa de fidelidade como o Priorize-se, da Single Trips, para garantir a viagem sem sustos no orçamento.