Academias e shoppings abertos; prefeitos decidem novo decreto para Curitiba e RMC

Foto: Banda B

Academias poderão funcionar, de forma individual, shoppings poderão abrir de segunda a sexta-feira e mercados permanecerão fechados aos domingos

Fonte: Banda B | Luiz Henrique de Oliveira 

Um novo decreto para Curitiba e cidades da região metropolitana foi decidido nesta quarta-feira na reunião do Fórum Metropolitano de Saúde e será publicado ainda hoje pelas prefeituras, com validade de 15 dias. Nele, atividades como academias poderão funcionar, de forma individual (hora marcada), shoppings poderão abrir de segunda a sexta-feira (das 10h às 20h) e mercados permanecerão fechados aos domingos.

 

A reunião organizada pela Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba) contou com a presença da Prefeitura de Curitiba. O presidente da Assomec e prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wozniack, destacou que as medidas foram tomadas com critérios técnicos. “Por exemplo, Curitiba deliberou as academias com regramento de atendimento individual. Quanto às igrejas, ficou definido que a cidade pode ajustar a liberação dos cultos. Ficaram mantidas mais restrições para os finais de semana, sem atividades não essenciais e mercados fechados aos domingos. Os decretos serão publicados amanhã e com a validade de 15 dias”, descreveu.

De acordo com Wozniack, a intenção é principalmente segurar as pessoas em casa nos fins de semana. “O comércio de uma forma geral funciona de segunda a sexta-feira (das 10h às 18h) e nos sábado apenas algumas atividades, no domingo até com mercados fechados.  Os shoppings funcionarão das 10h às 20h de segunda a sexta. Todas estas mudanças seguem critérios técnicos definidos pelos órgãos de Saúde e a URBS”, disse.

Por fim, o prefeito salientou que algumas atividades ainda não tiveram a retomada garantida. “Algumas atividades não foram liberadas, como quadras de futebol e locais de eventos de grupo, mas o comércio que podemos cuidar e fiscalizar, podem funcionar seguindo as regras, sabendo do impacto econômico que isso causa da também. Podemos nos movimentar, desde que a gente se cuide e não se aglomere”, concluiu o presidente da Assomec.

Confira os principais pontos apurados pela Banda B:

-Mercados: Permanecerão abertos de segunda a sábado e fechados no domingo

-Shoppings: Abertos de segunda a sexta-feira das 12h às 20h

-Comércio de Rua: Abertos de segunda a sexta-feira das 10h às 18h

-Academias: Poderão funcionar apenas com atendimento individual, com hora marcada, sem restrição de horário

-Salão de beleza: Poderão funcionar apenas com atendimento individual, com horário marcado

-Proibição de menores de 12 anos em qualquer tipo de comércio

-Igrejas: apenas aconselhamentos individuais em Curitiba, com possibilidade de liberação de cultos na região metropolitana de acordo com a decisão do prefeito

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui