CIC e Bairro Alto recebem oficinas de música em parceria inédita

Na foto, o trio curitibano Tuyo durante a apresentação do showcase da Feira Internacional da Música do Sul. (Foto: Oruê Brasileiro)

Feira Internacional da Música do Sul, Favela Sounds e Festival IMUNE, promovem o “FIMS Na Vila”, entre os dias 11 e 12 de junho, com oficinas e showcases

Reconhecida desde 2016 por impulsionar a visibilidade dos negócios relacionados ao setor da música em Curitiba, a Feira Internacional da Música do SUL (FIMS), em parceria com a Favela Sounds (Brasília) e o Festival IMUNE (Belo Horizonte), realizam entre os dias 11 e 12 de junho, a “FIMS Na Vila”, no Centro Cultural da Vilinha e Teatro da Vila. A entrada é  gratuita ao público e sujeita à lotação.  

Com o objetivo de promover a gestão artística e descentralizar as ações de fomento na capital, a estreia do “FIMS Na Vila”, recebe a oficina com Amanda Bittar (Favela Sounds), Bia Nogueira (Festival Imune) e Estrela Leminski (FIMS) sobre os passos essenciais na carreira musical.

No Bairro Alto, o “FIMS Na Vila” acontece em 11 de junho (sábado), no Centro Cultural da Vilinha, e no CIC, o evento será no Teatro da Vila, dia 12 de junho (domingo). Ambos têm início a partir das 14h. Segundo a organização do evento, a prioridade do público para as oficinas, será para quem realizou as inscrições encerradas em maio. Ainda assim, caso haja vagas remanescentes, a entrada estará sujeita à lotação.   

“O fato do ‘FIMS Na Vila’ estrear onde a cidade efetivamente nasceu, é muito simbólico. O marco zero foi colocado no centro de Curitiba, mas tudo começou no Bairro Alto, cinquenta anos antes. Pouca gente sabe disso. Esperamos que seja uma nova etapa para as bandas que vão participar, mas queremos, principalmente, que as pessoas conheçam todas as cenas musicais de Curitiba, que são tão diversas”, reflete a porta-voz da FIMS, a escritora, compositora e produtora cultural, Estrela Leminski.

 

Em cena, a cantora e compositora queer não-binária, Siamese durante a performance no Circuito Off da FIMS. (Foto: Mayara Santarém)

O “FIMS Na Vila” selecionou, a partir de um edital, seis artistas que refletem a atual pluralidade musical dos bairros curitibanos. Entre os selecionados estão: Samuca, Mano Cappu, O Lulo, Mika, Kidcall, Luguiane; e as suplentes: Any Soarez e Nelg quiss. A apresentação ocorre durante o showcase, a partir das 18h, com entrada aberta ao público. 

A diversidade de estilos musicais é um dos destaques da “FIMS Na Vila”. Para Estrela Leminski, a parceria entre os eventos de Brasília e Belo Horizonte, possibilitam outras perspectivas para Curitiba. “Apesar de ser mais conhecida pela cena hip hop, ficamos impressionados com a pluralidade de diferentes gêneros musicais dos bairros”, promove. 

Além do “FIMS Na Vila”, ao longo do ano, a Feira Internacional da Música do Sul realiza no segundo semestre – entre agosto e setembro – as etapas preparatórias para a Conferência FIMS, em 02 e 05 de novembro, em Curitiba, no Portão Cultural. Em formato híbrido, as preparatórias acontecem em Londrina (PR), Itajaí (SC) e Porto Alegre (RS).

Segundo a organização, todos os selecionados para a “FIMS Na Vila”, estão credenciados para a Conferência FIMS, em novembro. Confira todas as informações e sobre como participar, pelo site oficial do evento em: fims.com.br.

 

Da esquerda para a direita, as palestrantes do “FIMS Na Vila”, Estrela Ruiz Leminski, Amanda Bittar e Bia Nogueira. (Arte: Divulgação).

Sobre as palestrantes

Amanda Bittar

Amanda Bittar é formada em Comunicação Social pela UnB com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atua no ecossistema da cultura há 11 anos como gestora de comunicação e produtora. É sócia-diretora da Um Nome Produção e Comunicação, agência especializada no atendimento de projetos culturais e festivais. Desde 2013 idealiza e executa projetos e eventos, tendo como principal produto o Favela Sounds – Festival Internacional de Cultura de Periferia, no qual assina a Direção. 

Bia Nogueira 

Bia Nogueira é uma multiartista negra de Minas Gerais. Atua como cantora, atriz, compositora e produtora cultural. É Idealizadora e diretora artística do Festival IMuNe e coordenadora do Festival Sonora BH. Além disso, integra o Coletivo Mulheres Criando, Movimenta Clementina, a banda Yônika e a companhia teatral Grupo dos Dez.

Estrela Ruiz Leminski

Estrela Ruiz Leminski é escritora, compositora e produtora. Formada em Música pela Faculdade de Artes do Paraná, concluiu sua especialização em Música Popular Brasileira e Mestrado em Música na UFPR e mestrado em Musicologia em Valladolid (Espanha).

Serviço: FIMS Na Vila

Bairro Alto
Quando: 11 de junho (sábado)
Onde: Centro Cultural da Vilinha
Endereço: Rua Marco Polo, 1560 – Bairro Alto
Horário: A partir das 14h

 

CIC
Quando: 12 de junho (domingo)
Onde: Teatro da Vila
Endereço: R. Davi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui