Fabíola Rocha: a arte do cuidar da mente com o auxílio da Terapia Assistida por Animais

A psicóloga e diretora clínica da SigClin, Fabíola Rocha

Por Tânia Jeferson

A psicóloga e diretora clínica da SigClin, Fabíola Rocha desperta nas pessoas o encantamento. O motivo? Os cães terapeutas que a acompanham na vida e fazem parte do seu trabalho com a Terapia Assistida por Animais. Inovadora na técnica com cães em São José dos Pinhais, a profissional comemora neste mês os três anos da SigClin, clínica que idealizou e que hoje conta com uma equipe robusta de profissionais geridos por ela.

Fabiola Rocha com os cães terapeutas Malala, Bauman e Sigmund, que deu nome à clínica

A clínica leva o nome do seu cão Sigmund, chamado carinhosamente de Sig. Da raça Golden Retriever, além de dar nome ao espaço de saúde, é o primeiro dos três cães terapeutas de Fabíola. “Meu intuito era estar com ele todos os dias no trabalho, então vinculamos seu nome ao nome do nosso ambiente de trabalho e treinamos ele para atuar nas terapias”, conta.

Confira o evento que celebrou três anos da SigClin! 

Fabíola sempre amou animais, em especial os cachorros. “A partir do momento que eu tive condições emocionais, financeiras e tempo para cuidar dos animais da forma que eu acredito ser adequada, eu passei a cogitar a ideia de ter comigo os animais terapeutas. Estudei muito sobre a técnica, fiz cursos, procurei um canil com histórico de cães neste tipo de trabalho e então o Sig veio pra nossa vida”, conta.

Num segundo momento surgiu a Malala, uma fêmea da raça Bernese. “Inicialmente ela não foi treinada para atendimento terapêutico, mas os pacientes sempre pediam para conhecê-la e ela ficava muito na minha sala, então foi um caminho natural e hoje ela acompanha algumas consultas”, comenta. O caçulinha da turma, o Golden Retriever filhote Bauman, do mesmo criador de Sig, está sendo treinado e adestrado para a terapia e já recepciona pacientes e realiza alguns atendimentos.

“A minha relação com o trabalho sem os cães seria totalmente diferente. Com eles, é muito mais gratificante. A minha essência é a essência da SigClin: transformar vidas através do atendimento humanizado, com acolhimento, desde o primeiro momento. Os cães proporcionam isso e muito mais na terapia, e os resultados com a atuação deles são muito satisfatórios. É muito forte e bonito”, comenta Fabíola, destacando que as pessoas escolhem a SigClin por esta essência, pelo conforto que elas têm lá dentro, pelo formato de atendimento e respeito ao paciente”, completa.

Fabiola com o marido, o advogado Sergio Vosgerau Foto: Valterci Santos

Mãe pet dos três cães junto com o marido, o advogado Sergio Vosgerau, Fabíola também é mãe de três filhos: Jennifer, Gabrielli e Douglas. Ela tem na Gabrielli, sua filha do meio, a companhia profissional neste momento da clínica. A estudante de Biomedicina acaba de assumir o atendimento de Massoterapia e Terapias Alternativas do espaço Saúde, Beleza e Bem-Estar, recém inaugurado na SigClin, que marca os três anos do espaço.

A psicologia clínica como especialidade
Fabíola escolheu a psicologia clínica ainda na faculdade, mas o caminho que ela pensava que iria seguir era outro.

“Eu vinha da área de Recursos Humanos e tinha a ideia de me especializar para me desenvolver neste campo em que já atuava há anos. Mas ao longo do curso tive experiências que me fizeram decidir que eu seria uma profissional da psicologia clínica. Além de ter me encantado, descobri também que poderia ajudar outras pessoas a partir de um estágio que me deixou em contato com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Isso desenvolveu em mim a vontade de realizar trabalhos sociais para atender um público mais carente”, conta.

Fabiola Rocha com seus cães terapeutas: Malala, Bauman e Sigmund
Foto: Valterci Santos

Desde o início das atividades na clínica esse trabalho social vem sendo realizado, prioritariamente para crianças de escolas públicas do munícipio em situação de vulnerabilidade social e também, com mulheres vítimas de violência doméstica. “Eu faço muita questão de separar horários para esses atendimentos. Recebemos as indicações e fazemos uma análise para verificar a viabilidade do atendimento. É gratificante para mim pessoalmente e muito necessário profissionalmente”, pontua Fabíola.

Terapia com animais
A Terapia Assistida por Animais é uma técnica complementar onde um animal é inserido no contexto terapêutico como coterapeuta, e possibilita a melhora cognitiva e social, além de promover a regulação emocional.

Os animais da SigClin, chamados carinhosamente de “sigpeutas”, atuam no  programa de intervenções da SigClin engloba Terapia Assistida por Animais (TAA) e Atividades Assistidas por Animais (AAA).

O trabalho do animal com a TAA auxilia a psicóloga em sessões de terapia, nas quais é possível perceber que a participação do pet pode proporcionar benefícios como, por exemplo, estabelecer vínculo terapêutico e auxiliar no desenvolvimento de habilidades sociais. Já o trabalho em AAA, inclui a recepção dos pacientes na clínica. O protocolo exige treinamento do animal e do terapeuta, além de um rigoroso controle de zoonoses.

Estudos científicos mostram que, por meio das terapias assistidas por animais, há benefícios comprovados em pacientes com as mais diversas patologias.

SERVIÇO
SIGCLIN
Rua Visconde do Rio Branco, nº 2309
São José dos Pinhais
(41) 3403-9990
www.sigclinica.com
Instagram @sigclin
Facebook SigClin
email: sigclin@sigclinica.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui