Ídolo do futebol brasileiro. Qual será o nosso próximo prodígio?

Foto: Freepik

Listamos 11 promessas do futebol brasileiro que podem despontar ainda nesta temporada. Muitos já demonstraram personalidade e podem se consolidar nos seus times

O futebol brasileiro sempre teve como uma das principais características ser um celeiro de craques. As categorias de base são as principais responsáveis nessa construção e você irá acompanhar a partir de agora uma lista com 11 jogadores que poderão se destacar dos demais.

Eles já são conhecidos, em grande parte, nas categorias de base da própria Seleção Brasileira e buscam seu espaço entre os clubes profissionais, após passarem pelo período de amadurecimento.

Nesta temporada, 5% do total de atletas possuem até 18 anos de idade. Assim, os jogadores se consolidam na faixa mais jovem de seus elencos. Nem sempre todos eles estarão como titulares em seus clubes, mas sem dúvida, já passam a compor o elenco e aprendem com os jogadores mais experientes, tendo um momento especial de transição da base ao profissional, sem queimar etapas.

Por isso, fique ligado no “show de calouros” da edição de 2020 do Campeonato Brasileiro e, observe um pouco mais sobre cada um deles. Tire suas conclusões se os novos atletas possuem potencial para brilhar e garantir o espaço entre os principais jogadores do Brasil.

Lembramos que aqui não estão todos os nomes, ainda mais pelo Brasil conter diversos atletas que são joias a serem lapidadas para participar dos elencos principais. Mas desde já, pedimos também a sua opinião, em quem pode fazer a diferença daqui alguns anos.
Com essas tendências, vai ser muito mais fácil programar as suas apostas esportivas em cima de jogadores que realmente são promessas.

1 – Ângelo (Santos)

Este é o jogador mais jovem inscrito no Brasileirão 2020, com apenas 15 anos de idade. Nascido em 21/12/2004 é mais uma joia da base santista que costuma revelar grandes jogadores em massa. O jovem estreou em outubro com a camisa do Peixe, no jogo diante do Fluminense.

A entrada de Ângelo o transformou no segundo jogador mais jovem a disputar uma partida com a camisa do Santos no time principal, superando a marca histórica de Pelé. O único que está a frente é Coutinho, que vestiu a camisa santista com apenas 14 anos de idade em uma partida oficial.

O caso mais recente de mais um “Menino da Vila” fazendo sucesso, até então, foi o de outro jovem prodígio que já está no futebol espanhol, Rodrygo. Sem dúvidas agora é o momento de Ângelo começar a sua evolução no elenco principal.

2 – Patrick de Paula (Palmeiras)

Costuma-se falar muito sobre atacantes que tem potencial para se tornarem grandes nomes da bola, mas muitas vezes, jogadores de outras posições acabam por ter destaque por aqui também.

Patrick de Paula é uma jovem promessa, que saiu há poucos anos da Taça das Favelas, no Rio de Janeiro e foi contratado pelo Palmeiras, para seguir em sua base e já figurar entre os atletas do elenco principal. Ao todo, foram dois anos no Sub-20 palmeirense. Os bons resultados mostraram que o jogador possui muita personalidade.

Vanderlei Luxemburgo foi o treinador que bancou Patrick para ser um dos pilares defensivos do meio de campo e, além disso, chegar à frente com qualidade. Com apenas 20 anos de idade, alguns episódios já marcaram sua carreira. Muitos torcedores, inclusive já o chamam de “Pogpaula”, em uma referência ao jogador francês Paul Pogba.

A maior prova de que Patrick já demonstrou personalidade e frieza foi na final do Campeonato Paulista, em que o jogador bateu o último pênalti, que deu o título para o Verdão diante do Corinthians.

Assim, aos 20 anos, o jogador se tornou um dos volantes titulares do Palmeiras em 2020. Canhoto, mostra facilidade para distribuir o jogo, mesmo tendo características mais defensivas, por conta de seu porte físico. De quebra, Patrick também se destaca pelos chutes de longa distância, que também podem oferecer risco aos adversários.

3 – Lázaro (Flamengo)

O atacante mineiro faz parte das categorias de base do Flamengo desde seus oito anos de idade. Lázaro é tratado como joia rubro-negra, justamente por virar destaque com as artilharias nas divisões inferiores ao elenco profissional. Além disso, também se destacou nas convocações da base da Seleção Brasileira, em que disputou o Mundial na categoria Sub-17, marcando gols na semifinal e na final.

Com estas características de matador, Lázaro terá de disputar uma vaga com dois jogadores de peso, que são Gabigol e Pedro, que compõem a posição de centroavante. Lincoln, outra cria da base flamenguista também corre nesta disputa.

Ainda sobre as artilharias conquistadas pelo atacante estão a do Campeonato Brasileiro Sub-17, em que o Fla se sagrou campeão, assim como no Campeonato Brasileiro Sub-20 e no Campeonato Carioca Sub-20.

4 – Hugo Souza “Neneca” (Flamengo)

Também há espaço para goleiros na nossa lista. Devido a pandemia de Covid-19, o Flamengo acabou promovendo mais estreias dentro do Campeonato Brasileiro. Na ausência de Diego Alves e César, o goleiro Hugo Souza, também conhecido como “Neneca”, foi mais uma das gratas surpresas do rubro-negro.

A partir da partida contra o Palmeiras, o atleta passou a ser mais uma opção e chegou a ter boa sequência de jogos como titular, fazendo partidas seguras. Aos 21 anos, ele vive sua primeira fase de altos e baixos e acabou voltando ao banco de reservas após uma falha diante do São Paulo, pela Copa do Brasil, que custou a eliminação dos flamenguistas da competição.

Mas é claro que isso não muda o fato de que o jogador está adquirindo experiência e que poderá se tornar uma realidade na meta do Flamengo e, por que não, da Seleção Brasileira. Aguardemos por novas oportunidades dadas ao goleiro.

5 – Sávio (Atlético-MG)

O Atlético-MG ficou conhecido por trazer diversas contratações para a temporada de 2020. Porém, na base, com apenas 16 anos, Sávio tem aparecido com bastante destaque e já tem sido relacionado para as partidas com o elenco profissional.

O treinador argentino que comanda o Galo, Jorge Sampaoli, já está de olho no garoto para fazer a transição completa ao time profissional. O atleta costumava ser figurinha certa na Seleção Brasileira Sub-15, onde marcou quatro gols na disputa do Campeonato Sul-Americano.

Pelo Brasileirão Sub-15, Savinho balançou as redes por 12 oportunidades em 29 jogos disputados. Sua multa rescisória, no caso de compra de outro clube, está batendo mais de 361 milhões de reais. Mais um canhoto que vai dar o que falar, se for bem encaminhado.

6 – André (Fluminense)

Há tempos que o Fluminense se mantém como mais um forte clube formador. Com instalações em Xerém, o Tricolor das Laranjeiras costuma sempre ter cartas na manga para não só compor elenco, mas para virar destaque do time principal.

É o que pode ocorrer com o volante André, de 19 anos, já que suas atuações na última edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, ainda em 2020, chamaram a atenção da comissão técnica do time principal.

O jovem jogador nascido em Algodão-BA, passou de centroavante a volante e se adaptou muito bem com as noções de marcação. Outro ponto positivo ao atleta está em seu perfil de liderança dentro de campo. Essa marca já registrada pelo garoto o propiciou a ser capitão na maioria dos torneios disputados com a camisa do Flu.

Pelo time principal, André chegou a entrar em campo em algumas oportunidades. No amistoso contra o Botafogo, pela Taça Gerson e Didi, André fez sua estreia, porém ainda sem ser de maneira oficial.

Assim, sua primeira aparição oficial em torneios nacionais, foi pela Copa do Brasil, frente ao Atlético-GO. No Brasileirão, André entrou em campo contra o Sport, em Recife, atuando por 45 minutos. A partir daí, outras oportunidades estão sendo dadas. O atleta é mais um que pode despontar.

7 – Vinícius (Vasco da Gama)

O futuro do time cruzmaltino passa por sua garotada, ainda mais em meio a novas filosofias de trabalho que passaram a ser aplicadas pelo técnico português Sá Pinto, que chegou há poucos meses no Vasco.

O atacante Vinícius é mais uma das joias do time de São Januário. Com um bom desempenho na última Copinha (Copa São Paulo de Futebol Júnior), Vinícius, aos poucos, tem entrado em partidas válidas por campeonatos importantes como Copa Sul-Americana, Brasileirão entre outras. Até o momento foram 30 aparições do jovem de 19 anos e um gol marcado diante do Red Bull Bragantino, que garantiu o empate do Vasco na ocasião.

As expectativas são grandes para que o atleta desponte em breve. Porém, devemos aguardar a sequência de jogos até o fim da temporada, para que o carioca Vinícius Paiva ganhe mais oportunidades.

8 – Matheus Oliveira (Davó)

Cria da base do Guarani, de Campinas, Matheus “Davó” veio para o Timão e acabou virando peça chave no elenco corinthiano. Com menos badalação que outros companheiros que foram contratados, Matheus, de 21 anos, já marcou dois gols, um deles bastante importante no Brasileirão 2020, na vitória por 1 x 0 frente ao Internacional.

Com características de centroavante, Davó, que tem este apelido por conta que sua avó o levava para os treinamentos quando pequeno, não descarta atuar por outros setores de ataque, podendo ocupar os lados.

O que se espera é que o jogador também conquiste seu espaço aos poucos dentro do clube, já que o atleta possui contrato até 2024.

9 – Luan Patrick (Athletico-PR)

Zagueiro nato, o gaúcho de Carazinho, Luan Patrick faz parte do Furacão desde 2018 e tem sido destaque em competições como a Copinha e o Campeonato Brasileiro Sub-20. Além disso, também é vencedor com a Seleção Brasileira Sub-17, já que foi um dos integrantes do time campeão mundial do ano de 2019.

Com passagens pelas categorias de base do Internacional e do Figueirense, o atleta havia começado sua carreira no futsal.

Aos poucos, o jovem de 18 anos tem feito parte do elenco principal, disputando vaga com Felipe Aguilar, Thiago Heleno e Lucas Halter.

10 – João Peglow (Internacional)

Um ponta-esquerda bastante versátil, que também costuma atuar no meio-campo em algumas oportunidades, João Peglow é mais uma aposta do time colorado a partir de 2020 no elenco principal.

O jovem porto-alegrense de 18 anos começou a ser observado mais de perto em 2019, após conquistar o Mundial Sub-17 com a Seleção Brasileira. O mais interessante sobre a campanha da conquista é que, justamente, o jogador precisou atuar como meia, após a lesão de outra promessa, que é Talles Magno, do Vasco.

Assim, demonstrando toda a sua versatilidade, o técnico do Internacional da época, o argentino Eduardo Coudet, passou a integrá-lo no elenco profissional ainda em 2019, para fazer sua transição. Aos poucos, passou a entrar em alguns jogos oficiais e poderá também ser mais uma promessa a virar realidade.

11 – Elias (Grêmio)

Elias é do tipo de atacante que tem intimidade com o gol. Para que isso fique ainda mais claro, basta pegar alguns números do atleta. Além disso, uma conquista bastante interessante na recente carreira de Elias foi o prêmio Dener, que elege o gol mais bonito da edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

A campanha do Grêmio na Copinha de 2020 foi excelente, ficando com a segunda posição, após um empate no tempo normal contra o rival Internacional. O título foi definido somente nas cobranças por pênaltis. Ao todo, Elias contribuiu com seis gols marcados durante toda a competição.

Lembramos que o Grêmio também costuma revelar ótimos nomes para seu time principal e, obviamente, para fora do país. Ultimamente o técnico Renato Portaluppi tem a sua disposição outras crias do Tricolor Gaúcho na base, como Pepê, Jean Pyerre e Matheus Henrique. Não podemos também deixar de fazer uma menção ao atacante Everton “Cebolinha”, que está no Benfica, time do técnico português Jorge Jesus.

E aí, tem mais algum nome que gostaria de ver em nossa lista? Ainda ficaram de fora os atletas brasileiros que já estão fora do país defendendo clubes por toda a Europa e Ásia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui