Melasma e quatro cuidados essenciais para o verão

Melasma
Foto: Divulgação

Você sabe o que é melasma? É uma condição que se caracteriza pela alteração na pigmentação da pele, com o aparecimento de manchas escuras, principalmente no rosto, mas pode acometer braços, pescoço e colo. O melasma não tem uma causa definida, mas estudos indicam que ele pode estar relacionado a fatores genéticos ou hormonais, a gravidez e a exposição excessiva aos raios solares, ou seja, o cuidado nessa época do ano deve ser redobrado. A primeira coisa a se fazer, segundo a esteticista Ângela Coelho, é procurar um dermatologista para avaliar o grau da sua condição e os melhores tratamentos para o seu caso. “A primeira coisa é procurar um dermatologista para avaliar o caso. Após isso, nós iniciamos alguns cuidados e tratamentos estéticos que ajudam no tratamento”, alerta.

Com a chegada do verão, os cuidados com o melasma devem ser redobrados para evitar que as manchas fiquem ainda mais aparentes. Segundo a esteticista, existem algumas dicas simples que podem ajudar a controlar o problema. A primeira delas é usar protetor solar, seja em ambientes externos ou internos. “Pessoas que tem melasma devem usar protetor solar diariamente. Procure filtros com proteção contra os raios UVA e UVB, ou peça para o seu médico um manipulado para o seu caso. É o uso diário do filtro solar que ajuda a estabilizar as manchas”, explica.

Aposte também no uso de roupas, chapéus e bonés com proteção UV, pois eles funcionam como um escudo ainda maior contra o melasma. Outra dica importante é manter a pele sempre hidratada; aposte em um hidratante diário específico para o seu tipo de pele. Outra boa opção é a vitamina C antes do protetor, já que ela tem função antioxidante e clareadora. Tenha sempre na bolsa uma água termal para borrifar no rosto quando sentir que está muito quente, ela evita que a pele desidrate, mantendo-a fresquinha.

Hoje, além dos cuidados citados, existem vários tratamentos disponíveis para o clareamento da região afetada e o ideal é que eles sejam feitos em conjunto. “Os tratamentos mais indicados para pessoas com melasma são os peelings e as aplicações à laser. Mas vale lembrar que para um controle eficaz das manchas, o ideal é elaborar um conjunto de ações, aliando esses cuidados simples do dia a dia a medicamentos e tratamentos adequados para o seu caso. Só assim conseguiremos estabilizar o problema e impedir que esse pigmento acabe voltando, para que você possa aproveitar o verão como todo mundo”, finaliza Ângela Coelho.

**

Via: Bruna Bozza

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui