Pinhais promove campanha de combate à violência contra a mulher

Na última quarta-feira, dia 7, a Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Maria da Penha (CRPM), realizou a entrega de laço branco a agentes da Guarda Municipal, em encontro com policiais militares e civis na sede da corporação municipal. A ação contou com uma palestra sobre o significado da campanha e uma atividade com frases faladas por alguns homens como forma de apoio. O evento teve como foco sensibilizar e aderir à luta pelo fim da violência contra a mulher.

A entrega de laço também ocorreu em outros espaços, como na Secretaria de Obras Públicas e na Câmara Municipal.

A campanha Laço Branco faz parte do calendário dos 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. De 20 de novembro a 10 de dezembro ocorrem diversas atividades, dentre elas, o Centro de Referência Maria da Penha teve como iniciativa a Campanha do Laço Branco que é realizada todo dia 6 de dezembro em nível mundial.

Segundo a coordenadora do CRPM, Jocilene Queiroz Meyer, a equipe teve preocupação de realizar a campanha com a secretaria que tem maior número de servidores homens. “A gente quis fazer a ação com a Segurança Pública do município, com a GM, a Polícia Militar e a Civil, pela importância e pelo apoio que vocês têm na nossa rotina pelo combate à violência contra a mulher. Nós tivemos uma ação no mês de novembro, com apoio da GM, que nos acompanhou para resgatar uma mulher vítima de cárcere privado, então sem o apoio da GM nada disso seria possível também.” finalizou.

A secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, estava presente e agradeceu toda a equipe da Guarda Municipal. “Então eu trago nossa gratidão também à Guarda Municipal. Este laço é uma representação do dia 6 de dezembro de 2021 quando foi criada a lei que os homens estariam agregando e defendendo essa causa. Eu sei que não é fácil a gente ‘meter a colher’, porque você acaba intervindo com aquele sujeito que às vezes vai ameaçar você, a sua família, mas a gente faz o possível”, disse.

“Acabamos de fazer o Protocolo da Rede de Proteção com a participação de todos os agentes do poder público e sociedade civil, então isso é integração, por isso que o município de Pinhais faz a diferença e é referência.” completou.

Além da secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, a atividade contou com a participação do secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes, dos profissionais do CRMP e demais equipes.

Campanha Laço Branco
No dia 6 de dezembro de 1989, um jovem de 25 anos entrou em uma universidade de engenharia mecânica onde estudava, adentrou na sala de aula, pediu para os homens se separarem das mulheres e, em posse de uma arma de fogo, atirou à queima roupa em 14 mulheres pelo simples motivo de ter ódio ao gênero feminino.

Então esta campanha ficou marcada mundialmente porque os homens, indignados com essa violência praticada isoladamente por este lobo solitário, que manchou a história do Canadá, gritaram para toda a sociedade ouvir que não compactuam com a violência contra as mulheres, seja a violência doméstica, moral, psicológica, política.

“Este homem cometeu uma atrocidade com meninas colegas de sala por não aceitar que elas fizessem um curso predominantemente formado por homens. A sociedade canadense não aceitou esse tipo de violência e os homens foram muito importantes porque eles iniciaram essa campanha do laço branco, então hoje, homens, servidores públicos, nós agradecemos o trabalho que vocês desenvolvem e pedimos que venham aderir à nossa luta”, enfatizou a coordenadora do CRMP, Jocilene Queiroz Meyer.

A coordenadora ainda fez um apelo aos servidores pela adesão à causa. “Todos os dias, vocês saem da casa de vocês, nas atividades do dia a dia presenciam diversas formas de violência, sejam com as mulheres, sejam com as crianças. Vocês também são pais, são maridos, têm familiares, e não aceitam que mexam com as mulheres da sua família, então vocês também aderem a essa luta. Ninguém suporta ver uma mulher sendo vitimada simplesmente pelo fato de ser mulher. Então a mensagem de hoje é a parceria de homens e mulheres pelo fim da violência contra a mulher porque juntos todos nós somos mais fortes”, completou.

O início da campanha aconteceu no dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), pela dupla vulnerabilidade da mulher negra na sociedade, além disso no dia 25 de novembro aconteceu o 1° Encontro Alusivo aos 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, na Secretaria Municipal de Educação. O encerramento da campanha acontece no próximo dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui