Prefeitura de São José dos Pinhais orienta sobre a correta separação de recicláveis

Uma atitude simples que cada um de nós pode adotar e que fará a diferença para o bem-estar do planeta: a correta separação de resíduos recicláveis. Essa prática, muitas vezes subestimada, tem um grande impacto no meio ambiente e na qualidade de vida das gerações futuras.

A separação adequada de resíduos gera uma série de benefícios tangíveis para a cidade. A reciclagem, quando realizada de maneira eficaz, reduz a quantidade de lixo destinada a aterros sanitários, prolongando a vida útil desses locais e evitando a contaminação do solo e da água.

Além disso, a reciclagem contribui diretamente para a conservação de recursos naturais, uma vez que a produção de materiais reciclados consome menos energia e água em comparação com a produção de materiais virgens. Essa economia preserva a natureza e também reduz a emissão de gases de efeito estufa, ajudando a combater as mudanças climáticas.

Geração de renda

A separação correta de lixo também gera empregos e fortalece a economia local. Com a criação de oportunidades de trabalho na coleta seletiva e reciclagem, as comunidades podem experimentar um impulso econômico, ao mesmo tempo em que promovem práticas mais sustentáveis.

Em São José dos Pinhais, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) apoia diversas iniciativas de reciclagens. A Divisão de Disposição de Resíduos e Recicláveis é responsável por gerir e acompanhar as atividades de geração, transporte e destinação final de resíduos sólidos.

Atualmente, três setores compõem a divisão, são eles:

  • Gestão de Resíduos: que analisa e acompanha os processos relacionados à resíduos gerados pelas atividades de construção civil, industriais e de grandes geradores;
  • Programa Recicla São José: que apoia associações de catadores presentes no município que atuam como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs);
  • Plano Municipal Saneamento Básico: que coordena e monitora a execução das ações previstas no plano.

Ecopontos

O município conta ainda com quatro Ecopontos, que são ótimas alternativas para os cidadãos que desejam descartar os seguintes materiais: recicláveis (plásticos, vidro, metais, papel e papelão), resíduos de construção e demolição (até 10 carinhos de mão por mês), madeira (até 1 m³ por mês), móveis velhos, eletrônicos, óleo de fritura, pneus inservíveis, resíduo vegetal e poda, além de gesso, pilhas e baterias.

No local, não é permitido o descarte de lixo doméstico (orgânico), telhas de amianto, lâmpadas fluorescentes, resíduos industriais e comerciais, resíduos perigosos em geral (restos de tinta, solventes, produtos químicos e radioativos).

Os Ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h. Confira os endereços:

  • Ecoponto Ipê – Rua Laerte Fenelon, nº 1.001.
  • Ecoponto Borda do Campo – Rua Manoel Correa, nº 98.
  • Ecoponto Rio Pequeno – Rua Honofre Holthman, 200.
  • Ecoponto Guatupê – Avenida Guatupê, nº 3.480.

Coleta seletiva em São José dos Pinhais

A Semma realiza em todos os bairros de São José dos Pinhais a coleta seletiva de acordo com uma programação e setorização. Para facilitar a coleta, a recomendação é que os cidadãos disponham os recicláveis em sacos plásticos de cores claras (ex. verde, azul, branco) nos dias e horários programados para a sua região. Não coloque seu reciclável em sacos pretos para que não seja confundido com resíduo comum.

Confira a programação da coleta seletiva na imagem abaixo:

Conscientização começa em casa

Conscientizar as crianças sobre a importância da separação de resíduos começa no âmbito doméstico. Ao envolvê-las nesse processo desde cedo, os pais e/ou responsáveis ajudam a moldar cidadãos conscientes, capazes de tomar decisões informadas sobre seu impacto no mundo.

A correta separação de lixo e recicláveis é mais do que um gesto individual; é um compromisso coletivo com a sustentabilidade e a preservação do nosso planeta. Adotar essa prática no dia a dia contribui para a construção de um futuro mais limpo, saudável e sustentável para todos.

Confira, abaixo, dicas para separar corretamente os recicláveis:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui