Prevenção ao suicídio é tema do Setembro Amarelo

Foto: Divulgação
Fonte: Prefeitura de Pinhais 

Este mês é marcado pela campanha de prevenção ao suicidio “Setembro Amarelo”, o objetivo é prevenir este mal e alertar a população sobre o tema. Considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, a doença tira a vida de milhares de pessoas no mundo todo. No Brasil, é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina. O tema deste ano é “Agir salva vidas”.

Segundo dados, nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. A Organização Mundial da Saúde indica que a prevenção é fundamental para reverter a situação, garantindo ajuda e atenção adequadas a quem precisa.

Em Pinhais, é possível buscar ajuda nos serviços de saúde: CAPS e Unidades de Saúde da Família. Já em casos de emergência a orientação é acionar o SAMU (192), procurar a UPA, pronto socorro e hospitais.

Quem procura atendimento pode entrar em contato com o CVV que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

Segundo Silmara Galvão, do Núcleo de Prevenção de Agravos e Violências, da Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais, outro canal foi criado pela UNICEF, em parceria com outras instituições. “O programa Pode Falar é um canal anônimo de escuta, destinado a adolescentes e jovens, entre 12 e 24 anos, com o objetivo de reduzir a violência, abuso, autolesões, tentativas e finalizações de suicídio”, explica.

Outra orientação dada pela Secretaria Municipal de Saúde é ficar atento aos 4 Ds: depressão, desespero, desamparo e desesperança. Alguns sinais dados são a tristeza profunda, falta de interesse e planos para o futuro, tentativas prévias de suicídio, histórico familiar e perdas recentes.

Serviço

  • CVV (24h por dia) – o contato pode ser realizado pelo disque 188, e-mail e chat – www.cvv.org.br

  • Programa Pode Falar: www.podefalar.org.br 

  • CAPS – Telefones: (41) 3912-5382 ou 3912-5394. E-mail: caps.ad@pinhais.pr.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui