Programa Mobilização leva aulas de reforço escolar para cerca de 1.800 alunos da rede municipal de ensino

Fonte: Prefeitura de Pinhais 

Com o objetivo de proporcionar aulas de reforço escolar para recomposição das aprendizagens, no último dia 6 de junho tiveram início as aulas do Programa Mobilização. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), a iniciativa atenderá, inicialmente, aproximadamente 1.800 crianças do 2º ao 5º ano, de todas as escolas do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino (RME) de Pinhais.

A suspensão das aulas presenciais levou as equipes pedagógicas da Semed e de cada unidade escolar a elaborar um plano de ações com as crianças em ensino remoto. Foi assim que os blocos de atividades impressos começaram a atender a demanda educacional. Porém, a preocupação referente às perdas de aprendizagem, devido à distância do professor e aluno, iniciou um movimento das equipes que originou o programa Mobilização, implementado com a lei municipal nº 2.632 de 2022. Com um investimento de R$ 1,5 milhão, profissionais da educação do próprio quadro da Prefeitura recebem uma bolsa para ministrarem as aulas.

Segundo Raquel Rodrigues de Lima Simas, diretora do Departamento de Ensino, a decisão de implementar um programa de recomposição de aprendizagens pautou-se em avaliações diagnósticas realizadas em âmbito municipal e realizadas pelos professores no primeiro trimestre de 2022, com o retorno presencial pós-pandemia. “Para as aulas, cada comunidade escolar organizou os grupos de atendimento de acordo com as possibilidades das famílias, contraturno, extensão de horário ou aos sábados. Atendendo até 10 crianças por grupo”, explica Raquel.

O programa atende as crianças que tiveram mais dificuldades durante a pandemia e agora terão a mediação do professor nesse processo de expansão do horário de atendimento para conteúdos de língua portuguesa e matemática, numa carga horária de duas horas semanais.

O que a Semed pretende é levar um atendimento especializado para superar as dificuldades e seguir em frente com os novos conhecimentos. “Outro aspecto importante é que melhora significativamente o dia a dia do professor, que contará com o apoio de outro profissional na condução do processo educativo, dentro das previsões pedagógicas esperadas para determinada faixa etária/ano de estudo”, complementa a secretária de Educação, Andrea Franceschini.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui