Saúde Mental, Home Office e Quarentena

Por Dionice Uehara Cardoso*

Estamos já saindo da “Quarentena” para alguns e para outros continuam em “Distanciamento Social”; todos ainda em medida de cuidados no relacionamento social, para que o Vírus do Covid – 19 não se alastre mais e seja devastador.
Esse distanciamento social, pode desenvolver em todos o estresse, a ansiedade, a saudade, então é preciso manter-se seguro nos pensamentos para não vir a se desesperar.
Como prevenção e cuidados quanto a o Vírus Covid – 19, muitos trabalhadores continuam trabalhando em Homme Office. Todos os brasileiros precisaram trazer para dentro de suas casas o trabalho e se adaptaram a nova realidade. E diante de vários profissionais com essa realidade, quero destacar uma profissão em especial, que são os Professores!
Desde sempre eles fazem a diferença nas nossas vidas. Todos, sem exceção teve que ter o seu ou os seus professores que influenciou ou influenciaram no que nos tornamos hoje. Não importa se o Professor é do Ensino Infantil, do Ensino Fundamental I e II, do Ensino Médio ou do Ensino Superior, é preciso se despir de suas crenças, suas inseguranças; se libertar de qualquer choque, seja ele cultural, pessoal ou social; é preciso enfrentar os seus obstáculos para que consiga compartilhar todos os seus conhecimentos, suas habilidades; conduzir o seu aluno mostrando caminhos; auxiliando a horizontes infinitos do conhecimento e despertando no aluno a curiosidade do querer saber cada vez mais.
O objetivo principal do Professor é Ensinar e do Aluno Aprender. Para isso, o professor precisa desenvolver sua habilidades socioemocionais para estabelecer o vínculo com o aluno; o qual induz com facilidade o ”amor em aprender o desconhecido”! Há que nascer com o dom de ensinar, porque não é uma tarefa fácil.
A quarentena, com os alunos em casa, tendo aulas online, os pais sentiram na pele o que o professor passa em sala de aula; onde você com o seu filho não dá conta de fazê-lo se concentrar e estudar, imagina um professor com 20 a 30 alunos em sala de aula. O professor precisa prender a atenção desse aluno, fazê-lo focar e acima de tudo fazer o aluno aprender o que lhe é ensinado.
Isso tudo não mudou muito para o professor que é muito aplicado e se dedicam para se moldarem a nova forma de ensino a distância e online. Muito pelo contrário, aumentou os esforços e dedicação dos mesmos, tem exigido muito esforço, dedicação, conhecimento, pesquisa, tempo e acima de tudo amor aos seus alunos.
Ouço muitos relatos dos professores quanto a essa questão, o quanto se preocupam e se dedicam a fazer NOVOS PLANEJAMENTOS relacionados as aulas online, ou gravadas, para que prendam a ATENÇÃO do aluno a aula vídeo e o mais importante é os relatos do quanto se preocupam em preparar aulas que se enquadre com a CARACTERÍSTICA DO ALUNO, ou a REALIDADE do aluno. Cada professor sabe o aluno que tem. E assim se dedicam para tal tarefa…
Esses relatos me chamaram a atenção para a dedicação dos professores e ao mesmo tempo, para o estresse que está sendo gerado por uma dedicação excessiva e “silenciosa” no planejamento das aulas e a melhor demonstração de amor ao outro. Digo silenciosa no sentido do quanto nós pais, nem imaginamos o quanto o professor se desdobra, dedica o seu tempo e se esforça em dar o seu melhor, mesmo de longe, para os nossos filhos! Porque se “o papel do professor é ensinar”, bastava ele postar as aulas ou dar a aula. Mas não! O professor se preocupa efetivamente com o aluno do outro lado da tela, e doam de forma mais eficaz e demonstram mais uma vez o seu comprometimento com o aluno.
O professor relata que nessa nova metodologia, tem ficado sem tempo para seu descanso, suas pesquisas, para si mesmo. A casa deixou de ser o lugar de descanso e paz, e precisam a todo momento estar atentos aos pedidos da “escola”( aos profissionais da equipe escolar); aos pais, aos alunos ( algumas escolas disponibilizam os contatos pais- alunos- escola); a sociedade e a atualidade em que vivemos. Isso é o grande gerador de estresse e doenças psicossomáticas, com o estômago, intestino, sono e outros sintomas.
Ser professor é uma profissão que exige muito esforço, preparo, dedicação e não canso de repetir, precisa amar muito o que faz e os seus alunos. É uma missão onde ambos aprendem, e dessa aprendizagem ditam o futuro desse ser humano, para toda a caminhada do mesmo. É um marco eterno que o professor deixa em nossas vidas. E a maior lição que nos deixam é nos ensinar a superar as dificuldades, lutar, vencer, ter a fé, fazer o melhor, evoluir, ter a paciência, força de vontade e acima de tudo jamais desistir; nos ensinam a acreditar que somos capazes!
Deixo aqui uma singela homenagem ao Professor, que tanto se dedicou a todos nós e continua a se dedicar aos nossos filhos, exercendo com muita excelência o que faz; e esse dom é para poucos!
E para você que dedicou o seu tempo lendo essa homenagem ao profissional Professor, pense que leu e compreendeu o texto porque um dia alguém dedicou o tempo dela para lhe ensinar: o Professor.

“FELIZ AQUELE QUE TRANSFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA!”
Cora Coralina

*Dionice Mayumi Uehara Cardoso, Psicóloga CRP 08/08270, colaboradora do Portal VRNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui