Secretarias Municipais passam por reestruturação em Pinhais

Com o início de uma nova gestão, algumas mudanças estão sendo realizadas na Administração Municipal

Fonte: Prefeitura de Pinhais 

A entrada do ano novo marca também o início de uma nova gestão em Pinhais. Diante disso, as Secretarias Municipais passam por uma reestruturação. Algumas mudanças já estão sendo realizadas na Administração Municipal, sobretudo no que diz respeito ao secretariado.
“As equipes de trabalho devem enfrentar ainda mais desafios em 2021, portanto para darmos continuidade ao que já vinha sendo feito e abrir novas frentes de atuação, pensamos em algumas alterações. A sensação de termos feito a nossa parte, tendo em vista o cumprimento de mais de 80% do nosso plano de governo, dará lugar a renovação do compromisso com a população. Um novo ciclo se inicia e sabemos que há muito ainda por fazer”, explica a prefeita, Marli Paulino.
Para que o trabalho seja iniciado neste ano de 2021, algumas reformulações se fizeram necessárias. Em relação às Secretarias Municipais, assumem as pastas os novos secretários:
Secretaria de Administração – Vinícius de Oliveira Martins
Foi estagiário na Procuradoria do Município entre 2003 e 2004 e é servidor público desde 2006. Advogado, com especialização em Direito Municipal e Licitações e Contratos, atualmente cursa MBA em Compliance e Gestão de Riscos, com ênfase em Inovação e Governança pela Faculdade Polis Civitas. Também cursou jornalismo na UNINTER. Foi Diretor de Orçamento entre 2009 e 2011, Diretor Administrativo da Secretaria de Saúde entre 2011 e 2012 e Diretor de Compras e Licitações de 2012 a 2020. Atualmente é presidente do Conselho de Administração e membro do Comitê de Investimentos do Pinhais Previdência.
Secretaria de Finanças – José Luis Xavier Pedroza
Formado em Engenharia Civil com Pós-Graduação em Engenharia Econômica, tem vários cursos na área de Engenharia de Custos, Licitações e Contratos, Logística, dentre outros. Integrante da Administração Pública Federal desde 1985. Primeiro colocado no Estado do Paraná no concurso interno de 2003 para Gerente Executivo do INSS. Trabalhou no INSS em Brasília, no Rio de Janeiro e no Paraná. Foi servidor destaque na Previdência Social do Paraná em 1997. Integrou a administração de Piraquara de 2013 a 2019 e fez parte da equipe Copel – Companhia Paranaense de Energia, após esse período.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico – José Martins dos Santos Silva
Graduado em Filosofia pela PUC-PR e em Direito pela Unibrasil, possui formação técnica em Processamento de Dados. É professor na Rede Pública de Ensino e atua na gestão pública há 20 anos. Com experiência na área administrativa e em assessoria jurídica, tem dois livros publicados na área de tributação e contabilidade. Já atuou como secretário de Cultura, Esporte e Lazer; de Administração e de Finanças. Em 2021, assume a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Darão continuidade aos trabalhos os seguintes secretários e secretárias:
Secretaria de Assistência Social – Rosangela Batista da Silva Duarte
Formada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), desde 2000, possui especializações na área da educação, com ênfase na criança e adolescente e em educação especial, além das inúmeras capacitações. A gestora traz em sua bagagem profissional projetos de trabalho com a comunidade. Na Prefeitura, assumiu a Secretaria Municipal de Assistência Social em janeiro de 2014 e dará continuidade nesta nova gestão.
Controladoria Geral do Município – Márcio Reszko
Morador de Pinhais desde 1977, Márcio é Técnico em Administração e Bacharel em Ciências Econômicas com pós-graduação em Gestão Pública e Direito Municipal. Em 2004, passou a ser servidor da Prefeitura após aprovação em concurso público e desde então, atuou em diversos órgãos da Administração Municipal. Foi Gerente Financeiro do Departamento de Finanças e fez parte da equipe que instituiu a Controladoria Geral do Município no ano de 2008. Também atuou como Diretor do Departamento de Administração e Logística e Diretor do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde entre os anos de 2009 e 2013. Em 2013, assumiu a presidência do Pinhais Previdência permanecendo no cargo até 2019 quando assumiu o cargo atual como Controlador Geral do Município de Pinhais.
Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer – Bruno Valetim Courelas Sitima
Bruno é formado em Educação Física, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui pós-graduação em Educação Física Escolar também pela UFPR, pós-graduação em Políticas Públicas para o Esporte pela Faculdade Pitágoras e pós-graduação em Gestão Pública pela Faculdade São Brás. É servidor efetivo e entrou na Prefeitura em 2004, como educador físico. Trabalhou com as escolinhas e equipes de futsal do município e na organização dos eventos e competições.
Secretaria de Educação – Andrea Franceschini
Possui bacharelado e licenciatura em Matemática pela Universidade Tuiuti do Paraná, desde 2003, pós-graduação em Gestão Escolar – Supervisão e Orientação, em Educação à distância e tecnologia e é graduanda em pedagogia. Professora da rede estadual de ensino desde 1997, trabalhou no Colégio Estadual Otilia Homero da Silva e em 1998 passou a lecionar no Colégio Estadual Walde Rosi Galvão, onde era diretora, até o momento de sua nomeação, no início do ano de 2013, como secretária de Educação.
Secretaria de Governo – Ricardo Augusto Pinheiro
Formado em Administração de Cidades pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), em 2000, e especializado em Gestão Pública com ênfase em Controle Interno. Após uma carreira considerável no ramo da construção civil e uma passagem pelo legislativo municipal assumiu, em 2009, a então recém-criada Semel. No ano de 2015 atuou na Secretaria Municipal de Obras Públicas e retornou à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer em 2016. Atua como secretário na SEGOV desde 2017.
Secretaria de Meio Ambiente – Rosana Boeira Ilheu
Cursou Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco com estudos adicionais em Educação Infantil, possui Pós-Graduação em Psicopedagogia, Gerenciamento do Ambiente Escolar e Educação Inclusiva. Participou de diversos cursos e seminários na área de Educação Ambiental. É professora e foi supervisora pedagógica e Diretora da Escola Municipal Dona Maria Chalcoski, entre 2010 e 2013. Logo depois que encerrou sua gestão, foi convidada a integrar a equipe da Secretaria de Meio Ambiente como Diretora do Departamento de Limpeza Urbana e Gestão de Resíduos – DEGER. Rosana está à frente da Secretaria de Meio Ambiente desde o final de 2016.
Secretaria de Obras Públicas – Mário Luiz Stier Segundo
Engenheiro Civil formado em 2002 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), com ampla atuação em assuntos estruturais. Ingressou na Prefeitura de Pinhais em 2004, na então Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e, assumiu, no final de 2007, a direção do Departamento de Manutenção da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Ambiental, onde permaneceu até o final de 2008. Tornou-se Secretário Municipal de Obras Públicas em meados de 2011, cargo em que atua até hoje.
Procuradoria Geral do Município – Edson Galdino Vilela de Souza
Edson Galdino Vilela de Souza é Economista formado em 1978 pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Advogado desde 1993, pela mesma instituição de ensino. É também pós-graduado em Planejamento Municipal e Urbano (Ibam), mestre em Direito Cooperativo e Cidadania (UFPR) e doutorando em Administração e Comércio Internacional (Unex-Espanha). Em Pinhais, atua como Procurador Geral do município desde o ano de 2009.
Secretaria de Saúde – Adriane da Silva Jorge Carvalho
Mesmo antes de concluir a formação em Ciências Contábeis, em 2005, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), Adriane já trabalhava na área de saúde, desde 1997. Fez curso Técnico em contabilidade, Especialização em Auditoria e participou de várias capacitações em Gestão Pública da Saúde. Como gestora, iniciou seus trabalhos na Secretaria Municipal de Saúde em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. Lá foi Diretora Administrativa do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida e em 2009 veio trabalhar em Pinhais. Em 2014, assumiu o cargo de Secretária Municipal de Saúde. No ano passado, também passou a presidir o Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde da Região Metropolitana de Curitiba (Cresems RMC).
Secretaria de Urbanismo – Emerson Santana Bento
É Técnico em Edificações, formado pelo Colégio Estadual do Paraná, servidor municipal há 26 anos, trazendo consigo uma ampla experiência. Já passou por diversos setores ligados ao urbanismo e obras. Foi o primeiro secretário de Urbanismo do município, estando à frente da pasta entre 2013 e 2017 e atuou como Coordenador Executivo na Secretaria de Obras Públicas. Em 2019, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e em 2021 retorna à Secretaria de Urbanismo.
Nova Secretaria
Como parte desta nova organização, foi criada a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, por quem responde interinamente o secretário de Governo, Ricardo Augusto Pinheiro. A nova Secretaria terá as seguintes atribuições: formular uma política de cooperação e integração na área de segurança pública e trânsito. Promover, coordenar e/ou colaborar com medidas preventivas e repressivas que visem promoção de segurança pública e trânsito. Fomentar a ação conjunta de todos os setores ligados aos assuntos de segurança pública e trânsito. Cuidar da segurança dos bens e serviços públicos. Planejar, gerenciar, administrar, fiscalizar e operar o sistema de trânsito do município. Viabilizar a política municipal de segurança e de trânsito, fixando prioridades, diretrizes, normas e padrões.
Planejar, regulamentar o gerenciamento e a fiscalização do trânsito, na área de circunscrição do Município de Pinhais. Promover e coordenar campanhas educativas de trânsito, em articulação com as secretarias municipais. Planejar, fomentar e promover a Defesa Civil no município. Executar outras atividades correlatas a sua área de atuação.

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