SJP: Pistas de caminhada: prática pode ser realizada de forma individual em SJP, pessoas dos grupos de risco da Covid-19 devem evitar exposição

Foto: Paulo Szostak

Fonte : Prefeitura de São José dos Pinhais |Alexandre Torres Jr 

Com a reabertura de parques e praças que estavam fechados em São José dos Pinhais, desde março, atendendo medidas administrativas necessárias ao combate da pandemia de Covid-19 (novo coronavírus) e adotadas em decretos municipais divulgados pela Prefeitura – praticantes da caminhada puderam voltar a frequentar espaços públicos destinados a prática do exercício. A utilização dos espaços às atividades em grupos e aulas coletivas ainda estão proibidas.

Mesmo com a flexibilização e reabertura desses espaços, previstos no Decreto Municipal nº 3.923/20, de 28 de agosto, a Prefeitura reforça novamente que enquanto não houver uma vacina segura e eficaz contra à Covid-19, as principais medidas de enfrentamento da infecção no município continuam sendo o distanciamento social – pelo menos 1,5 m – utilização obrigatória da máscara em locais públicos, higienização frequente das mãos com água e sabão, além do uso de álcool em gel 70% antes e depois das atividades, neste caso, a caminhada.

Além da máscara, item obrigatório e do distanciamento social, tanto a garrafa de água, quanto toalhas, devem ser de uso individual, orienta a Semel. Pessoas dos grupos de risco da doença – diabéticos, hipertensos, idosos, obesos e cardíacos – devem evitar a exposição.

Com relação ao Programa Caminhada Orientada, desenvolvido pela equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), a secretaria informa que no momento as aulas dessa modalidade não estão sendo realizadas para evitar aglomeração de pessoas, mas que as pistas para a prática da caminhada – em Centros e Núcleos esportivos da cidade – foram liberadas, desde que os praticantes cumpram as medidas sanitárias básicas ao enfrentamento da Covid-19.

Nos Centros e Núcleos de Esporte e Lazer da Semel, as pistas de caminhada, com a liberação, funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, horário de expediente administrativo dos espaços. No Ginásio de Esportes Ney Braga, os praticantes podem utilizar a pista de caminhada das 8h às 22h.

A Prefeitura salienta que a reabertura de parques e praças, canchas e quadras de esporte, ainda estarão dependentes do Governo do Estado, do comportamento das pessoas, dos índices de contaminação e propagação da doença em São José dos Pinhais.

O boletim epidemiológico é divulgado diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde – Sems, que atualiza os números da infecção no Portal coronavirus.sjp.pr.gov.br .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui