Tânia Jeferson
Quarta, 13 de fevereiro de 2019, 12:46 h - Atualizado em 13/02, 12:49 h

Sagrado Feminino e Masculino: polaridades diferentes e complementares

A partir da cura do nosso feminino, ficará mais evidente quais pontos do nosso Sagrado Masculino precisam ser cuidados.

Tânia Jeferson:Sagrado Feminino
Autor: Redação
Assim como os braços alinhados, o equilíbrio das energias feminina e masculina dentro de nós (Yin e Yang) é essencial
Assim como os braços alinhados, o equilíbrio das energias feminina e masculina dentro de nós (Yin e Yang) é essencial - Foto: Patrine Alves - Paluart

Olá. Obrigada pela sua companhia. Nos textos anteriores passeamos pelo conceito do Sagrado Feminino, tratamos sobre as faces da nossa deusa interior, como a honra à ancestralidade e a fase mulher. Mas não é possível tratar sobre o Sagrado Feminino sem entender o Sagrado Masculino. Sim, isso mesmo. Feminino e masculino são duas polaridades complementares

Para começar, o masculino e o feminino não devem ser vistos sobre o ponto de vista da sexualidade, mas pensados a partir da representação da dualidade presentes em todos os seres humanos independente do sexo biológico.

Partiremos então da medicina tradicional chinesa que nos apresenta o princípio do Yin & Yang, inerentes a todas as manifestações do universo, incluindo nós, mulheres e homens. Exemplifico através da natureza esta dualidade e sua complementaridade:

* Yang representa o masculino -  sol, claridade, dia, quente, seco 
* Yin  representa o feminino -  lua, escuridão, noite, frio, úmido

Metaforicamente, o lado esquerdo do nosso cérebro é Yang (masculino) e o lado direito é Yin (feminino). Segundo Carl Gustav Jung, fundador da Psicologia Analítica, existe na psique masculina uma parte feminina que se chama “Ânima” e uma parte masculina na psique feminina que se chama “Animus”.

Esta referência nos mostra que devemos pensar a feminilidade e a masculinidade como independentes, mas complementares. Na mesma esfera devemos entender o Sagrado Feminino e o Sagrado Masculino.

O resgate do Sagrado Masculino

O levante de resgaste do Sagrado Feminino ajuda o homem a enxergar que ele também precisa resgatar o seu Sagrado Masculino. Ao longo das eras, os dons de ação da construção e cooperação da energia masculina foram distorcidos e transformados em destruição e competição.

Apenas tomando consciência do seu real papel, será possível para o homem ressignificar as relações entre si, para que o perdão possa trazer a cura e solução para problemas entre filhos e pais, irmãos, primos, por exemplo.

A mesma cura que as mulheres buscam com o movimento de resgate, o homem também precisa buscar, e se conectar com a Mãe Terra - a Deusa, e o pai céu - o Deus.

Mas não apenas seres individuais, homem e mulher, devem buscar esse equilíbrio. Também precisamos equilibrar essas forças dentro nós: o masculino, na mulher, e o feminino, no homem. E mais uma vez repito: isso não tem nenhuma relação com sexualidade.

 

A consciência

Os homens se afastaram tanto da sua essência de amor que podem virar motivo de piada entre amigos se demonstrarem interesse por espiritualidade, autoconhecimento ou saberes que fogem à razão.

Ao mergulhar dentro de si nesta busca, o homem se aceita como um ser vulnerável, que pode entrar em contato com suas emoções e externalizá-las sem que isso seja relacionado com sua condição sexual.

Ele se reconhece e se permite viver os sentimentos, a sensibilidade, a criatividade e experimenta a intuição.

Os homens que desenvolvem a consciência e despertam o seu Sagrado Masculino, conhecem a natureza da Mãe Terra e são capazes de honrar e respeitar os movimentos cíclicos das mulheres, pois entende e relaciona com a natureza.

Compreendem os ciclos de impermanência da vida, compreendem seus próprios ciclos de vida e assumem seus papeis e responsabilidade de cada novo momento.

Estes homens conscientes, ao terem filhos, sabem que o cuidado não é exclusivo da mãe. Eles transformam relações de cobrança em relações de amor e respeito, e se reconhecem seres humanos nutridos pela energia masculina e complementados com a energia feminina.

O Sagrado Masculino vem para que todo homem reconheça a si mesmo como um ser humano completo, suficiente apenas por ser quem ele é.

Um masculino curado é aquele que, com muita coragem, conseguiu resgatar a essência do feminino sagrado dentro de si, e por isso consegue honrar e proteger o feminino que se manifesta fora, na forma de mulher, na forma de natureza.

Para curar o Sagrado Masculino, primeiramente devemos curar nosso Sagrado Feminino (independentemente de sermos homens ou mulheres). Desta forma, a balança naturalmente se reequilibra!

 

LUA: CRSCENTE
AROMAS DA LUNAÇÃO: Gengibre e alecrim
MENSAGEM DA SEMANA: Eu honro e me curvo diante deste masculino sagrado, que se cura, que tanto se arrisca a reinventar-se, a criar uma nova história, a romper as crenças e padrões. E convido a todas as mulheres a fazerem o mesmo, abrindo espaço e dando coragem para que estes amigos, filhos, pais e companheiros possam se redescobrir dentro desta sociedade de homens e mulheres patriarcais.

 

 


Comentários desta notícia:


13/02, 16:51 h -Sheyla :

"Excelente texto. Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻"



Comente você também sobre esta notícia:



Colunista do dia
Cel Costa Filho

Cel Costa Filho

Segurança em Debate


Juliana Saraiva

Juliana Saraiva

Coluna Juliana Saraiva




Mais lidas
Paula Lima chega a Curitiba com “Soul Lee”, projeto em que interpreta canções de Rita Lee

Viola Quebrada faz show no Centro Cultural Sistema FIEP

Viola Quebrada faz show no Centro Cultural Sistema FIEP

Um dos principais grupos caipiras do país se apresenta com entrada franca em ação do Sesi Cultura Paraná


Pinhais iniciou a Semana de Jogos de Ginástica

Pinhais iniciou a Semana de Jogos de Ginástica

O evento chega a sua 8ª edição e é realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SEMEL)


Balé Teatro Guaíra apresenta Plataforma Novos Criadores

Balé Teatro Guaíra apresenta Plataforma Novos Criadores

Apresentação de dança contemporânea acontece no palco do Guairão nos dias 20 e 21 de agosto. A entrada é gratuita e a capacidade é de 100 pessoas por sessão


Mais de 3 mil pessoas participaram da 5° Edição da Caminhada Internacional na Natureza

Mais de 3 mil pessoas participaram da 5° Edição da Caminhada Internacional na Natureza

A 5° edição da Caminhada aconteceu no último domingo (18) e bateu o recorde de participantes comparado às anteriores.


Filme-Concerto comemora os 130 anos de Chaplin

Filme-Concerto comemora os 130 anos de Chaplin

Ação do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP) exibe “Tempos Modernos” com música ao vivo, no Teatro Positivo



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)