A icônica Lagunitas no Brasil

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Foto: Divulgação

Olá pessoal, hoje vamos abordar uma novidade que está aportando por nossas terras, e vamos falar de uma das grandes cervejarias do setor de artesanais, a Lagunitas Brewing Company.

Tudo começou no norte da Califórnia, e era o natal de 1992, quando o músico e futuro cervejeiro Tony Magee recebeu de presente do irmão, um kit caseiro para produzir cerveja artesanal no fogão. Porém, no jantar de ação de graças de 1993 o mosto de uma cerveja que ele estava produzindo pegou fogo e acabou queimando o peru. Carissa, a esposa de Tony, gentilmente pediu que ele mudasse seu novo hobby para outro lugar.

Foi então que ele se mudou para um antigo galpão de armazenagem na cidade de Forest Knolls na Califórnia, ao lado da cidade de Lagunitas. Tony achou que a cidade vizinha tinha um nome interessante.

Assim, ainda em 1993, foi fundada a Lagunitas Brewing, pois Tony havia conseguido juntar 35 mil dólares de empréstimos, mais hipotecas e algumas economias que tinha.

Já em 1994 Tony mudou a sede da cervejaria para a vizinha Petaluma, uma cidade bem maior, com muito mais estrutura e potencial para o crescimento. Esta cidade fica no condado de Sonoma, cidade da Costa Norte da Califórnia a cerca de uma e meia de São Francisco.

Desde sempre Tony buscou imprimir na Lagunitas uma marca própria, baseada em seu próprio bom humor. Sua assinatura nos textos e as artes de cada novo lançamento, bem como sua ferrenha defesa dos lemas da marca, renderam à Lagunitas uma personalidade marcante que a tornou diferente das suas concorrentes.

Em 1999 Tony conseguiu angariar 600 mil dólares com algumas pessoas comuns, para aumentar a cervejaria, sendo que de 1999 a 2015, nenhum dos investidores viu retorno algum. Isso Tony contou em uma bem humorada entrevista à Fortune.

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Foto: Divulgação
Fonte: https://lagunitas.com/taproom/chicago.

Em 2013 a Lagunitas já era uma das cinco maiores cervejarias artesanais dos Estados Unidos e Tony pensou em levar suas cervejas para o outro lado dos EUA. Então em 2014 montou uma unidade na cidade de Pilsen (Chicago) e na sequencia foi aberto o pub de Seattle e depois outro em Azusa (Califórnia).

 

Em 2015, Tony decidiu que seria interessante conversar com a Heineken, que acabou por entrar na sociedade com 50% do capital da empresa e em 2017 comprou os outros 50% de Tony. Esses fatos renderam um bom dinheiro para os investidores lá de 1999.

 

Existem planos para uma unidade em Amsterdã, na Holanda, que é uma cidade que pode honrar os quatro lemas da cervejaria, e outra em São Paulo.

 

Mas, falando um pouco da cervejaria, em Petaluma existe um loft dentro da fábrica, para os funcionários passarem o tempo e descansarem. Existem torneiras com algumas das estrelas da casa e uma geladeira com rótulos sazonais. Os cachorros também trafegam pelo ambiente. Eles sempre decoram as tampinhas das cervejas Lagunitas assim como o estiloso copo da marca.

 

Também existe um bier garden que oferece pratos hambúrgueres e saladas carregadas de bacon e frango, bem como existe um pequeno palco no qual acontecem apresentações musicais.

 

Alguns produtos interessantes da marca lá nos EUA seriam:

  • Lagunitas Hoppy Refresher: uma água lupulada bem parecida com um refresco, produzida com os lúpulos Citra, Equinox e Centennial, assim como com alguns sabores naturais e levedura de cerveja. Apresenta zero álcool, zero carboidratos, zero calorias;
  • Lagunitas Hi-Fi Hops: versão turbinada que ainda não pode ser vendida no Brasil devido a sua concentração de THC. É uma bebida espumante, inspirada na IPA, com zero de álcool, zero calorias e zero carboidratos”. É apresentada em versões 5 e 10 THC, que são vendidas apenas em coffeeshops na Califórnia.
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    Foto: Divulgação Fonte: skunkology.com.

    Só para relembrar alguns dos pilares da marca: um olhar especial para o universo canino e, especialmente, para o cenário da música independente.

Independente do “como a cervejaria apoia um artista”, quer seja gravando um disco, marcando um show ou fazendo um clipe, o que realmente importa para ela é que se construa uma história juntos.

Ah, já ia me esquecendo, a Lagunitas administra uma floresta em Redwood Grove.

Lagunitas Brewing Company é uma das cervejarias responsáveis pela difusão da cerveja artesanal nos Estados Unidos e a fixação do estilo American IPA no mercado mundial, e que garante ter a IPA mais vendida no mundo.

Em breve estará disponível nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, com a defesa ferrenha de, pelo menos três dos quatros lemas da marca, ou seja: cerveja, cachorros e música. A quarta bandeira da marca, a maconha, esta ainda não está liberada para ser consumida no Brasil.

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Foto: Divulgação

 

Os seus rótulos estarão sendo inicialmente produzidos em Blumenau e consumidos em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além da cidade do interior catarinense, pois essas áreas representam aproximadamente 40% do mercado total de cervejas artesanais, bem como seu público é bastante aberto para novos rótulos e novos sabores.

Estas praças foram escolhidas por oferecerem maior visibilidade para o mercado das cervejas artesanais, porém, ocorrerá a expansão para outras cidades desses estados e para cidades chave do região Sul.

A Lagunitas é a primeira marca internacional de cerveja artesanal do portfólio do grupo Heineken, que não só apresentará cervejas de alta qualidade, mas irá manter o seu DNA de seguir fortes valores comunitários, que seriam o apoio a artistas locais e independentes, bem como associações que venham a cuidar do bem-estar de cães abandonados.

A estratégia da Heineken é a de ser líder em cervejas artesanais, com cervejas de alta qualidade e DNA das principais escolas cervejeiras (Alemanha, Bélgica e EUA), sendo que a Lagunitas é a primeira marca do portfólio do grupo a seguir a escola cervejeira norte-americana, bem como é a única cerveja não pasteurizada, vindo a usar cadeia refrigerada da cervejaria até o PDV.

É importante lembrar que a Heineken adquiriu o portfólio da Brasil Kirin, que contava com as marcas brasileiras de cerveja artesanal Eisenbahn e Baden Baden. Assim, ela será produzida em Blumenau (SC) na fábrica da Eisenbahn e deve estar disponível em redes como Pão de Açúcar, Verdemar, Angeloni e nos principais bares craft das capitais.

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Foto: Divulgação

Nos supermercados, hipermercados e varejo o preço sugerido será de R$ 9,90, já em bares e restaurantes especializados em cervejas crafts, a long neck (355ml) deverá ser vendida a R$18,90 enquanto o chope (half pint – 285 ml) custará R$ 15,00.

 

A IPA está sendo produzida localmente e com muito cuidado, sob a supervisão da Lagunitas Brewing Company na fábrica de Blumenau, buscando garantir a qualidade pela qual a marca é conhecida mundialmente, conforme Renata Costa, gerente de marketing.

 

Pesquisado em:

Disponível em: <http://screamyell.com.br/site/2019/08/05/na-california-tres-dias-mergulhado-na-cultura-lagunitas-cerveja-musica-cachorros-e-thc/>. Acesso em 07 de nov. 2019.

Disponpivel em: <https://guiadacervejabr.com/entrevista-lagunitas-brasil/?fbclid=IwAR3hJoxm7NTCfYRwZr41HDMN790ksIdJpAQiERFBSScRWDSzLJlNPhopEUM>. Acesso em 07 de Nov. 2019.

Disponível em: <https://catalisi.com.br/heineken-inicia-a-comercializacao-da-lagunitas-no-brasil/>. Acesso em 07 de Nov. 2019.

Disponível em: <https://guiadacervejabr.com/entrevista-lagunitas-brasil/?fbclid=IwAR3hJoxm7NTCfYRwZr41HDMN790ksIdJpAQiERFBSScRWDSzLJlNPhopEUM>. Acesso em 07 de Nov. 2019.

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Jorge MarcondesJorge Marcondes e analista de sistemas por profissão e especialista em tecnologias educacionais, graduado e mestre em administração de empresas, professor de graduação e especialização no ensino presencial e a distância, degustador contumaz e apaixonado por cervejas artesanais e caseiras. Colunista do portal VRNews desde 2014 e agora do Expresso Livre, abordando o universo das cervejas caseiras e artesanal.

 

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