Coluna Dra Fabíola Rocha: Você sofre do mal do século?

Por: Fabíola Rocha 

A ansiedade é considerada por muitos o mal do século, mas você sabia que a ansiedade é uma reação normal do organismo a estímulos, uma forma dele nos alertar para o enfrentamento de situações desconhecidas, ou seja, se sentir ansioso diante de um evento social, antes de uma prova, em uma entrevista de emprego é natural. A ansiedade passa a ser considerada patológica quando se torna exacerbada e contínua, dura meses, é paralisante, passando a impedir o indivíduo de exercer atividades rotineiras. Sintomas físicos como, aceleração dos batimentos cardíacos, sensação de falta de ar, tontura, formigamento, tensão muscular, tremor, dores abdominais, visão embaçada, enjoo e vômito, além de insônia, medo, preocupação excessiva são sintomas relacionados em muitos casos de transtorno de ansiedade.

A ansiedade pode estar relacionada a diversos fatores, como, ambientais, sociais e familiares, além de desequilíbrios químicos no cérebro, podendo surgir em qualquer fase da vida. Os gatilhos desencadeantes da ansiedade podem ser inúmeros e variam para cada indivíduo.

Algumas estratégias simples, podem auxiliar a lidar com a ansiedade, como a prática de exercícios físicos que estimulam a produção de substâncias do bem-estar pelo próprio organismo, como a dopamina e a endorfina, sendo esta última responsável por ajudar a controlar a resposta do corpo ao estresse. Encontrar um tempo ao longo do dia para relaxar, ouvir uma música favorita, focar no presente através da atenção à respiração, se engajar em uma atividade que lhe traga prazer além do trabalho, como cuidar de um pet, trabalhos voluntários, artesanato, pintura, organizar a rotina diariamente, também são boas técnicas para controle da ansiedade.

O tratamento para a ansiedade consiste na realização de atendimento psicológico para sessões de psicoterapia muitas vezes concomitante ao tratamento com médico psiquiatra, nos casos em que existe a necessidade do uso de psicofármacos.

Invista na sua saúde mental, a psicoterapia pode ser uma grande aliada na luta contra a ansiedade, contribuindo no autoconhecimento e desenvolvimento de recursos próprios que possibilitem a identificação de fatores desencadeantes da ansiedade além da possibilidade ampliação do repertório de habilidades pessoais para lidar com estas questões.

 Dra. Fabiola Rocha – Psicóloga CRP 08.30327

Empresária, palestrante, psicóloga cognitiva-comportamental, especializanda em direitos humanos, psiquiatria e saúde mental da infância e da adolescência, além de atuar com intervenções assistidas por animais. Colunista Portal VRNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui