Dicas de marketing e gestão disponíveis nos cursos do Sebrae via Whatsapp e Telegram

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Atualmente são 29 capacitações gratuitas disponibilizadas para acesso via aplicativo de mensagens

Fonte: Agência Sebrae 

Os novos cursos online oferecidos pelo Sebrae por meio dos aplicativos Whatsapp e Telegram já alcançaram mais de 60 mil pessoas, com aproximadamente 100 mil matrículas realizadas, de janeiro até agosto deste ano. Com fácil acesso pelo celular, os empreendedores adquirem conhecimento sobre diversos temas para alavancar os negócios. Os conteúdos são oferecidos a partir da troca de mensagens do usuário com chatbots, ou seja, assistentes virtuais comandados por tecnologia de inteligência artificial.

A partir de uma linguagem leve e descontraída, os empreendedores interagem para receber os materiais em formatos de vídeos, áudios, textos e infográficos que permitem um aprendizado rápido. Ao final dos cursos, os empreendedores recebem gratuitamente um certificado com verificação de autenticidade que é emitido em até 1 hora pelo app. Entre os cursos mais procurados estão o de marketing digital, controle da movimentação financeira, acesso ao crédito, fluxo de caixa como ferramenta de gestão e planejamento de metas e resultados. Eles representam em torno de 60% do total de matrículas realizadas.

O assistente do Soluções do Sebrae, Edgart Maximo, destaca que no curso Marketing Digital “Planejar para vender pela Internet”, que está no topo da lista, em poucas horas, o empreendedor conhece como a internet influencia os negócios, aprende como planejar para vender online e por fim, conhece os principais canais de vendas do mercado digital.

Confira abaixo dicas para aproveitar os conteúdos oferecidos pelos cursos no Whatsapp e Telegram e alavancar o seu negócio:

1. Tenha uma estratégia de vendas com foco no mercado digital
A transformação digital dos negócios não atingiu somente as grandes empresas durante a pandemia. Os donos de pequenos negócios tiveram que buscar a digitalização para manter o contato com os clientes e comercializar produtos. No entanto, para que as vendas se concretizem, é preciso planejar uma estratégia de vendas com foco na internet. Com base no segmento de atuação e nas características do negócio, o curso “Marketing Digital” apresenta os conceitos do 5 Ps (Produto, Preço, Praça, Promoções e Processos) para que o empreendedor analise os pontos de atenção e ações para minimizar riscos e problemas.

2. Em tempos de crise, mantenha atenção redobrada sobre a movimentação financeira
Organizar os controles de caixa é fundamental para o sucesso do negócio. Por incrível que pareça, tem muito empreendedor que não sabe exatamente quando gasta por mês para manter o negócio e ainda mistura as despesas pessoais com as do negócio. Com o curso “Controle da Movimentação Financeira”, o empreendedor será capaz de elaborar o controle diário de caixa realizado e futuro do negócio. Além disso, aprenderá a diferenciar os lançamentos das contas pessoais dos da empresa, fazer o fluxo de caixa com todos os registros de contas a pagar e a receber do negócio, bem com analisar quais lançamentos fazem parte do caixa futuro.

3. Antes de buscar um financiamento, avalie a real necessidade de captar recursos de terceiros
Na hora do aperto é preciso saber analisar e identificar a real necessidade de captar recursos para o negócio. Nem sempre é uma tarefa fácil reconhecer o melhor momento para buscar empréstimos. No curso “Acesso ao crédito”, o Sebrae ajuda o empresário a entender melhor em que cenário vale a pena solicitar um financiamento e ainda o faz compreender as condições necessárias comumente avaliadas pelas instituições financeiras. Se sua empresa está buscando um empréstimo é preciso ter conhecimento de informações essenciais, como as condições desse financiamento, capacidade de pagamento, entre outras.

4. Utilize fluxo de caixa como diferencial estratégico na sua gestão financeira
Quando o assunto é gestão financeira, algumas ferramentas de gestão podem facilitar muito a vida do empreendedor. Uma delas é o fluxo de caixa que também pode melhorar a competitividade da empresa no mercado. No curso “Fluxo de caixa como ferramenta de gestão”, o empreendedor reflete sobre usar a ferramenta para auxiliar na tomada de decisão, além de conhecer os controles financeiros e o fluxo de informações financeiras da empresa. Entre as primeiras providências que ele deve adotar na empresa estão: organizar os documentos por data de emissão e vencimento; registrar no movimento de caixa o que já foi realizado e por fim, organizar as contas a pagar e a receber conforme as datas de vencimento.

5. Planeje as ações para o seu negócio de forma eficiente
Apesar de ser possível projetar resultados do negócio, a partir de uma determinada previsão de vendas, não é certo que esse resultado será garantido. Para isso é preciso entender o que é planejamento e como avaliar os desempenhos para que se chegue aos resultados esperados. No curso “Planeje suas metas e resultados”, o empreendedor vai reconhecer, primeiramente, a importância de planejar a atividade empresarial; conhecerá ferramentas de planejamento e análise de cenário e ainda aprenderá a elaborar um plano de ação. Na parte de análise de cenários, conhecido como FOFA, ele aprende como fazer um diagnóstico do mercado do ponto de vista interno e externo do negócio e ainda verificar como o negócio pode ser impactado a curto e longo prazo.

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