Enxoval de bebê: Saiba quais itens remover da lista

Foto: Divulgação

A chegada de um bebê é sempre um grande acontecimento em uma família, é o momento em que os pais precisam se preparar para uma nova vida que está por vir. As emoções desse período também vem acompanhadas de preocupações sobre como será a vida dessa criança quando chegar ao mundo.

 

Uma das ansiedades é saber como preparar o enxoval, e é claro que nesse momento todos querem dar uma ajudinha, ou pelo menos alguma ideia.

 

Atualmente se pode comprar o enxoval completo do bebê de forma online, pois sites e  marcas como a Carters e Johnson & Johnson, por exemplo, te ajudam a encontrar facilmente  roupinhas e itens de higiene que o bebê realmente vai precisar.

 

Mas ainda assim algumas dúvidas podem surgir durante essa preparação, e está tudo bem. É comum que haja preocupações nesse momento. Muitos pais ainda não tem noção de quais itens são necessários para seus filhos e podem acabar comprando coisas que não serão usadas.

 

Se você é um pai ou mãe de primeira viagem, saiba que o enxoval do seu filho pode ser melhor aproveitado e assim você cortará gastos desnecessários. A gente te conta aqui quais itens não precisam estar presentes na sua lista.

Muitas roupinhas RN

Com certeza você já ouviu alguma mãe comentando sobre como os bebês crescem rápido, e se você já acompanhou o desenvolvimento de uma criança, vai saber que esse fato se confirma. Os pequenos usam roupas RN somente no primeiro mês de vida, Dependendo do tamanho, em pouco tempo eles perdem as roupinhas que já não servem mais. Então a dica é comprar quantidade suficiente para os primeiros dias apenas.

Mamadeiras e chupetas em excesso

Procure não comprar muitas mamadeiras ou ter uma de cada formato. O bebê pode não se adequar à elas, e é mais aconselhável que você compre quando observar a necessidade de utilizá-las. Para as chupetas, vale a mesma dica. Observe a necessidade de introduzir o acessório e só então escolher uma que se adeque à necessidade da criança.

Muitos sapatos

Assim como as roupinhas RN, sem dúvidas você já viu queixas de pais sobre bebês perdendo um sapato, seja pelo tamanho ou por não encontrá-lo mais após algum passeio. Isso é comum, já que eles costumam movimentar bastante as perninhas e acabam tirando um dos pares. Nos primeiros meses, os bebês não precisam usar sapatos, já que passam boa parte do tempo no colo ou berço. Caso queira comprar apenas para questões estéticas, existem alguns acessórios que são mais confortáveis, como as meias. Compre mais sapatos quando seu bebê começar a andar.

Termômetro de banheira

Quando os pais têm seu primeiro filho, o cuidado tende a ser mais intenso, e com isso podem se tornar excessivos e desnecessários. A temperatura da água na hora do banho pode ser sentida somente com o toque, e por mais que nos primeiros dias seja um pouco difícil, com a prática logo você saberá o ponto correto da água, por isso não são necessários termômetros. Invista o valor em itens de mais utilidade.

Kit protetor de berço

Sim, eles são muito bonitos. A tentação de enfeitar o berço para a chegada do bebê pode ser grande e entendida como um ato de carinho. Mas o uso das almofadas que são amarradas ao redor do berço é contra indicado tanto pela Sociedade Americana de Pediatria quanto pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Estes itens podem causar sufocamento do bebê ou servir como uma espécie de trampolim para apoio e tentativa de sair do berço, o que pode causar acidentes graves.

Perfumes e colônias

O cheirinho de bebê característico nos primeiros dias, é natural. Além do uso de perfumes e colônicas não ser indicado no começo, “estocar” estes itens para o futuro pode causar prejuízos, pois além de perderem a validade, existe o risco do bebê ser alérgico, o que é bastante comum. Prefira comprar aos poucos e de acordo com o crescimento da criança.

 

http://www.oswaldocruz.com/oswaldinho/blog-do-oswaldinho/erros-na-hora-de-montar-o-enxoval-do-bebe

https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2021/08/09/lista-de-enxoval-do-bebe-veja-itens-que-nao-podem-faltar.htm

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui