Fácil e rápido: com passo a passo, aprenda solicitar a 2ª via da Carteira de Identidade

Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais 

O Posto de Identificação de São José dos Pinhais (localizado na Praça Getúlio Vargas – Centro) divulgou um passo a passo que ensina, de maneira fácil e rápida, sem agendamentos ou filas, como solicitar pela internet a 2ª via da Carteira de Identidade para RGs do Paraná*.

A solicitação, sem a necessidade de reapresentar documentos, é possível para quem já teve seus dados digitalizados no Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) ou no Detran/PR.

 

Veja como é fácil

 

Primeiro passo, digite no google ‘2ª via rápida do RG PR’. A busca será direcionada ao site www.institutodeidentificacao.pr.gov.br onde é necessário preencher os dados do solicitante na opção 2ª via – Carteira de Identidade.

Na sequência (segundo passo), certifique-se que está no site oficial do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) conferindo pelo nome.

Depois, no terceiro passo, já no site do instituto, será necessário informar o número do RG com o dígito verificador se houver.

Para prosseguir, ao quarto passo, é necessário informar o nome completo do solicitante e também a data de nascimento, aguarde o resultado da busca. Pode levar alguns minutos.

Já no quinto passo, será necessário escolher uma opção de foto. É possível optar por uma imagem ‘reimpressão’ (imagens coletadas no 1º trimestre de 2020) ou ‘atualização’ em que é necessário o envio de uma foto que enquadre-se nos padrões de emissão do Documento de Identidade, a foto passará por uma avaliação interna.

Para confirmar a solicitação da 2ª via, no sexto passo será necessário informar o número de telefone para receber um SMS.

Após receber o SMS, no sétimo passo o solicitante terá que informar outros dados como CEP, Estado e Município.

O oitavo e último passo, pede a confirmação da solicitação. Confirmando, uma guia vai ser emitida e o solicitante deverá realizar o pagamento.

Assim que a 2ª via estiver disponível, outra mensagem chegará no telefone informado, e o solicitante poderá retirar o documento no Posto de Identificação.

Em caso de dúvidas, entre em contato com serviço por telefone.

Posto de Identificação – 3381 6307

Junta Militar – 3381 6306

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui