Golpe da entrada nos prédios

Golpe prédio
Foto: Divulgação

Apesar de já ter falado sobre esse assunto é sempre bom reforçar algumas dicas de segurança para manter e se possível aumentar a segurança, principalmente nesse período de férias e viagens, para quem mora em condomínios horizontais e verticais.

Uma pessoa muito importante na segurança do condomínio é o porteiro, pois ele é quem está diuturnamente observando e vendo quem entra e quem sai do condomínio e é quem tem a responsabilidade de autorizar ou não a entrada de visitantes, funcionários e prestadores de serviço.

Por isso é fundamental ao selecionar um funcionário para a portaria, quer seja ele, contratado diretamente pelo administrador, pelo síndico ou através de uma empresa terceirizada, que o mesmo seja avaliado e verificado se tem as qualificações e discernimento para realmente atuar como porteiro e controlador de acesso, pois é fundamental que o funcionário seja alguém que sempre esteja atento e que tenha um bom treinamento para saber identificar e avaliar as pessoas que chegam e solicitam para entrar na área do condomínio.

Pois caso seja autorizado indevidamente a entrada de um “marginal”, todos os moradores estarão em risco.

Mas, para que o porteiro tenha como cumprir com suas funções corretamente, é fundamental que os condôminos façam a sua parte, ou seja, sigam as normas de segurança e conduta que constam do estatuto do condomínio.

É comum ao conversarmos com esses funcionários, ouvirmos histórias sobre moradores que se acham acima dos demais e que não seguem as regras e nesses casos para não acabar perdendo o emprego, porque geralmente os que não cumprem as normas são os que mais reclamam da segurança, pois são prepotentes e via de regra colocam sempre a culpa na falta de preparo do funcionário e nunca assumem a sua falta de comprometimento com a segurança dos demais moradores.

Um caso que já ocorreu em diversos condomínios onde tinha esse “tipo” de morador, o ladrão roubou um carro igual ao do morador prepotente e chegando no condomínio, simplesmente buzinou para abrir o portão e como nunca abaixava o vidro do carro, o porteiro abriu a garagem e ai todos já sabem o que aconteceu. Vários moradores foram roubados por causa da prepotência de um.

Este é apenas um exemplo de fato já ocorrido, mas que qualquer condomínio pode estar sujeito a isso.

Por isso nunca esqueça, PREVENIR é sempre o melhor remédio.
Para sugestões e dúvidas, encaminhe seu e-mail para coronelcosta181@gmail.com

 

**

Cel Costa Filho

Especialista em Segurança, colaborador do Portal VRNews. Assina coluna toda terça-feira. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade do autor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui