Troféu Culturalmente Mulher é entregue em noite de reconhecimento na Usina da Musica em São José dos Pinhais.

Por: Vera Rosa 

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, e para comemorar essa data a Secretaria Municipal de Cultura realizou a segunda edição do evento “Culturalmente Mulher” na Usina da Musica no último dia 15 de março. Na noite de reconhecimento, foram homenageadas grandes mulheres que desenvolvem a arte em todas as suas ramificações no nosso município.

O evento contou com as apresentações da Violinista Talita Marangoni, Dança do Ventre da Escola Kaesemodel, da dupla Marjorie e Mel e ainda a palestra “Trabalhar com Propósito” com Gislaine Asae Yamakawa.

O anfitrião da noite, Marcelo Setim Dal Negro, secretário municipal de Cultura, juntamente com a Fatima de Paula, vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, e a Nina Singer, Prefeita de São José dos Pinhais, entregaram os troféus e diplomas a estas maravilhosas mulheres.

Fotos: Serginho Neves

Na categoria Patrimônio Histórico Artístico – Orlandina Heller -Aos 74 anos de idade descobriu uma vocação que até então ela desconhecia: a pintura. A arte plástica mudou sua vida.

 Categoria Teatro – Jeovanilda Veiga (Tadica)- Proprietária da empresa Cia dos Ventos de Teatro. Atua com teatro de bonecos e atores, confecção de bonecos, contação de histórias e criação de projetos especiais na área e na economia criativa. Projeto o boneco e a sociedade.

 

Patrimônio Histórico Artístico – Kátia Velo – profissão artista visual, colunista cultural, professora de arte, fotografa e humanitarista. Fundadora da campanha de primavera “Doe uma Flor”.

Dança – Barbara Maria Kaesemodel Tolio- Proprietária da Escola de danças Barbara Kaesemodel, na foto com suas alunas.

Artistas comemoram

Equipe da Secretaria da Cultura, comemorando o sucesso do evento.

Orlandina Heller, Nina Singer e Vera Rosa.

Foram homenageadas

Dança – Barbara Maria Kaesemodel Tolio- Proprietária da Escola de danças Barbara Kaesemodel.

Dança – Isabella Rattmann Fragoso- Proprietária da Escola Bela Balé.

Dança – Debora Kellin Camargo Freitas- Proprietária da Escola Passo Livre.

Dança – Evelyne Correia- Proprietária da Escola Corpo e Arte. Representada por Carla Almeida

Dança – Ana Paula Ramos Buhrer – Professora de danças.

Dança – Flavia Fernanda K. Maceumiuk Marques Dias- Proprietária da Escola Souplesse Ballet.

Teatro – Sandra Cristina de Souza- Proprietária da empresa Cia Ilimitada de teatro.

Teatro – Jacira Ramos da Luz- Atriz e professora de teatro.

Teatro – Jeovanilda Veiga (Tadica)- Proprietária da empresa Cia dos Ventos de Teatro. Atua com  teatro de bonecos e atores, confecção de bonecos, contação de histórias e criação de projetos especiais na área e na economia criativa. Projeto o boneco e a sociedade.

Rádio – Mari Cruz- Proprietária e apresentadora da emissora de rádio Amor e Vida.

Circo – Luana Conterno – Proprietária do circo Kazini.

Gislaine Asae Yamakawa – palestrante do dia

Literatura – Leda Pierrotti – escritora, sócia fundadora do Rotary Clube São José dos Pinhais Afonso Pena, trabalha como tradutora técnica interprete e letras pela faculdade Ibero Americana trabalhou na Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais nas Secretarias de Educação e Cultura

Literatura – Edvânia Pontes de Oliveira Voitzszn – descobriu na leitura a paixão pela escrita.
É autora do Romance Contemporâneo “Com os pés sobre a areia” publicado em março de 2021, também escreve poemas, contos e crônicas.

Literatura – Margareth Poli Pereira – Possui graduação em Administração pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (1985), graduação em Letras Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002) e mestrado em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2005). Atualmente é tutora – curso de letras português- literatura – IESDE: Instituto de Estudos Sociais e Desenvolvimento Educacional e professor – sistemas de informação da Faculdade Metropolitana de Curitiba – FAMEC. Tem experiência na área de Administração, Comunicação e Educação.

Literatura – Maria Angélica Marochi –  historiadora, escritora e professora aposentada, Maria Angelica Marochi, é uma das pessoas mais cultas da cidade de São José dos Pinhais, além de uma pesquisadora incansável. A cidade de São José dos Pinhais está em pleno desenvolvimento, mas ainda preserva características muito pitorescas. Maria Angélica por meio de um trabalho hercúleo vem resgatando a história, cultura, política entre outros temas. Já escreveu oito livros sobre a história de São José dos Pinhais.

Literatura – Carmen Luiza Fillies – servidora pública da rede municipal de ensino, contadora de histórias e criação de projetos na área de literatura, uma grande parceira em todos os eventos da Secretaria.

Literatura – Dirce de Lourdes May dos Anjos – Professora de Literatura e Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino, aposentada em 2021. Participou como membro da Comissão Julgadora do Concurso de Linguagens Culturais, como representante da área de Literatura.

Literatura – Roseli Teresinha Bortolan Grybosi– mestre em comunicação, especialista em educação infantil com ênfase em inteligência múltiplas no processo de aprendizagem e licenciada em História. Atua na rede municipal de ensino de São José dos Pinhais.

Literatura – Zoraide Elisabeth Simm Gosek – Servidora publica aposentada, advogada e escritora. Autora do livro “Sopros do Âmago”.

Literatura – Cristina Pereyra – professora da Rede Municipal de Ensino de São José dos Pinhais. Tem vários livros publicados, nas áreas de literatura adulta e infantojuvenil.

Patrimônio Histórico Artístico – Kátia Velo – profissão artista visual, colunista cultural, professora de arte, fotografa e humanitarista. Fundadora da campanha de primavera “Doe uma Flor”.

Patrimônio Histórico Artístico – Maria Celina Gondro Nolli – advogada, socióloga, artista plástica formada pela EMBAP. Participou da exposição Emoção em Cores da secretaria Municipal de Cultura.

Patrimônio Histórico Artístico – Orlandina Heller -Aos 74 anos de idade Orlandina de Jesus descobriu uma vocação que até então ela desconhecia: a pintura. A arte plástica mudou sua vida.

Patrimônio Histórico Artístico – Isabelle Nogueira – artista, professora, pesquisadora, designer, ilustradora literária e científica, é carinhosamente chamada por alunos e netos de Vovó Tinta.

Patrimônio Histórico Artístico – Irene da Silva – artista plástica, faz esculturas em pedra sabão.

Patrimônio Histórico Artístico – Luzia Conceição da Luz – artista visual desde 1998. Sua criatividade está sempre relacionada a força e beleza da natureza. Participou da exposição Emoção em Cores da Secretaria Municipal de Cultura.

Patrimônio Histórico Artístico – Roseli Jedoski Fontes – artista plástica, restauradora de arte sacra, empresária, faz tudo com muito amor e dedicação.

Música – Talita Marangoni – violinista, professora da Usina da Música

Música – Juliane Lacerda Sanches

Música – Natasha Gomes Barcellos

Música – Marjourie Porto Borges – cantora, a brincadeira de cantar virou coisa séria com a voz marcante que transmitem no palco, completando 10 anos de carreira com shows em todo o Brasil com repertório que vai do clássico aos hits.

Música – Melanie Porto Borges – cantora, a brincadeira de cantar virou coisa séria com a voz marcante que transmitem no palco, completando 10 anos de carreira com shows em todo o Brasil com repertório que vai do clássico aos hits.

Culturas Populares – Cleonice de Souza Santos–representante em Culturas populares do Conselho Municipal de Cultura, biênio 2022-2024.

Artesanato – Kátia Maria Pacheco Souza Silva Teixeira – Coordenadora da Feira de Artesanato – Projeto Arte Popular da Secretaria Municipal de Cultura biênio 2021 – 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui