Cuidado com os documentos

Documentos são uma parte vital na vida de cada pessoa, cartões bancários, cartões do plano de saúde, carteira de habilitação, carteira de identidade, CPF e muitos outros que acabamos por ter e carregar no dia a dia, mas que, se os extraviarmos, irão nos causar um grande transtorno.
Principalmente se caírem nas mãos de marginais que poderão utilizá-los para fins ilícitos.
E caso isso venha a ocorrer, os transtornos causados serão imensos até que se comprove que os documentos foram usados indevidamente e sem seu conhecimento.
Por isso quando extraviar qualquer documento é fundamental que vá a uma delegacia de polícia e registre o B.O. Boletim de Ocorrência, pois assim terá como comprovar a data em que tais documentos foram perdidos, furtados ou roubados.
Por isso procurem carregar consigo apenas os documentos necessários para o seu dia a dia. Se você tem carteira de motorista, nela consta o número do seu RG, o seu CPF e a sua foto, então com esse documento, você não precisa praticamente carregar nenhum outro.
Da mesma forma, não carregue dinheiro, apesar de sabermos da crise em que nosso país está passando, ainda é comum vermos pessoas que vão até o banco e sacam todo o salário de uma vez e isso aumenta e em muito o risco de um furto ou roubo.
Usem sempre a tecnologia, façam os pagamentos com cartão de crédito ou de débito, pois o cartão em caso de extravio, basta apenas ligar para o banco e solicitar seu cancelamento, e nunca anotem a senha no cartão.
Então resumindo, se usarem carro no dia a dia, carreguem apenas a CNH, documento do veículo e 01 (um) cartão bancário.
Se andarem de ônibus carreguem apenas a carteira de identidade, cartão do banco e o cartão do ônibus.
Verão que, os demais documentos que costumam carregar não irão fazer falta e assim irão diminuir os riscos de terem incômodos com a perca dos mesmos.
E nunca esqueçam, prevenir é sempre o melhor remédio, e para dúvidas ou sugestões enviem e-mail para coronelcosta181@gmail.com

 

**

Cel Costa Filho

Especialista em Segurança, colaborador do Portal VRNews. Assina coluna toda segunda-feira. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade do autor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui