Impulso do e-commerce ocasionou aumento das fraudes virtuais
Fonte: Arlindo Júnior
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) revelam que o número de golpes pela internet aumentou 198% em 2020, em relação a 2019. A pandemia e o isolamento social foram fatores que contribuíram para esse aumento, já que o volume de compras online aumentou. Além disso, novos dispositivos de pagamento, que vieram para facilitar a vida das pessoas, também trouxeram novos riscos.
Na visão de Marcelo Godke, especialista em Direito Empresarial e Societário, professor do Insper e da FAAP e sócio do escritório Godke Advogados, com as pessoas ficando mais tempo em casa, o e-commerce no Brasil explodiu e o número de golpes também acompanhou esse crescimento. “De alguma maneira, todos estão usando mais a internet, até mesmo aquelas pessoas que não estavam familiarizadas com o ambiente digital. Por conta desses fatores, o número de golpes aumentou.
Segundo o especialista, o primeiro conselho é para que todos fiquem alertas. “Qualquer e-mail, mensagem de texto ou por aplicativo que esteja relacionada a pagamentos ou cliques, desconfie, pois a chance de ser golpe é muito grande. É preciso se certificar antes de clicar em qualquer coisa”, afirma.
Outra dica do advogado é instalar um aplicativo no telefone que oferece autenticação em dois níveis, desses que pedem uma pré-senha antes de entrar em aplicativos de banco, delivery, entre outros. “Com isso, o usuário ganha um novo nível de proteção”.
Sobre o golpe mais comum – o sequestro do WhatsApp para pedir dinheiro – Godke relata algumas dicas para não cair. “Geralmente, a pessoa recebe uma ligação dizendo que recebeu um código pelo WhatsApp, para informar aquele código. E é por meio desse código que eles sequestram o WhatsApp. Portanto, não mande código para ninguém, nem responda a mensagens de amigos e conhecidos pedindo dinheiro. Não clique em SMS ou e-mails com links de pagamento. E desconfie sempre”, finaliza.